Uma imersão no universo musical dos games nesta quinta-feira

Sinfônica Jovem de Goiás apresenta trilhas sonoras de jogos com arranjos sinfônicos

Postado em: 20-09-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Uma imersão no universo musical dos games nesta quinta-feira
Sinfônica Jovem de Goiás apresenta trilhas sonoras de jogos com arranjos sinfônicos

Gabriella Starneck* 

Continua após a publicidade

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) realiza, a partir desta quinta-feira (20) até 23 de setembro, o All Games in Concert, espetáculo que vai reunir trilhas musicais de games com arranjos sinfônicos, no Teatro Basileu França. O evento conta com a participação de grupos, como Coro Sinfônico Jovem de Goiás, Coro Adulto Basileu França, Pequenas Vozes, Grupo de Danças Urbanas Basileu França (DRBF), Banda Sinfônica Jovem de Goiás, Big Band Basileu França e cantores solistas. 

Com arranjos e produção de Emanuel Ferreira e Cinthia Ferreira, e regência do maestro Eliel Ferreira, a proposta do All Games in Concert é que o público presente possa imergir no universo musical dos jogos. “A expectativa é que seja um evento maravilhoso. Eu acho que vai ser nostálgico para quem jogou antigamente, mágico para quem joga agora, e uma experiência transformadora para quem descrimina ou não tem muito acesso a esse tipo de repertório”, afirma Emanuel Ferreira ao Essência.   

Concerto 

O All Games In Concert é um evento que traz uma imersão no mundo musical dos games mais populares, só que com a presença da Orquestra Sinfônica, ao vivo, além da participação de coros, solistas, vídeos exclusivos, arranjos musicais, iluminação sincronizada, percussionistas eletrônicos, e momentos reais de interação com a fantasia. O intuito é criar uma rede de entretenimento que vai reunir gerações de fãs dos games clássicos, mas também dos atuais, além de amantes da música instrumental.

Segundo Emanuel Ferreira, a ideia de trazer trilhas musicais de games com arranjos sinfônicos era um desejo antigo: “Eu sempre fui muito fã de vídeo-game, e gostei muito de tecnologia, então desde criança eu consumo muito esse tipo de entretenimento. Só que, paralelamente a isso, eu vinha estudando música; foi daí que surgiu o desejo de trazer esse tipo de repertório para o ambiente sinfônico, mas ainda não tinha tido a oportunidade”.

Além disso, o produtor destaca que a OSJG precisava arrecadar recursos para custear as passagens para a segunda turnê da Orquestra na China, porque, embora os integrantes tenham ganhado toda a alimentação e hospedagem, o translado é muito caro. Foi por esse motivo que o Basileu entrou em contato com Emanuel para que ele produzisse o All Games In Concert, porque toda a arrecadação de fundos no evento seria destinada a compra das passagens para turnê. 

“Para mim é uma oportunidade maravilhosa, porque trabalhei por vários anos na instituição. Então foi muito legal poder escrever os arranjos e produzir esse evento, que tornou em realidade o sonho que já estava em meu coração, além disso, ainda posso ajudar os meninos que vão para China”, afirma o produtor. Vale ressaltar que o Basileu França realizou, há dois anos, um concerto bem parecido com o All Games, embora não seja igual, como explica Emanuel: “O Concerto Animado foi uma apresentação mais curta, e que englobava tudo do mundo ‘anime’. Este espetáculo que será exibido agora é todo voltado para galera dos games”.

Repertório

O produtor afirma que o público presente poderá acompanhar trilhas sonoras de jogos que marcaram a década de 80, mas também canções de games dessa nova geração. No repertório estão músicas como The Simpsons, Dragon Ball Z, Mortal Kombat, Pokemon Theme Song, Naruto, The Last of Us, Jump Up Super Star, Bis- Cavaleiros do Zodíaco, Amigo estou aqui, Street Fighter Suíte, entre outros.

Segundo o produtor, a maior dificuldade na estruturação do All Games foi a escolha do repertório: “São tantos temas bonitos, há uma riqueza musical tão grande nas trilhas que se torna difícil fazer a seleção. Em relação aos arranjos, a dificuldade é que a maioria dos jogos mais antigos, apesar de serem muito bonitos, são melodias simples, feitas para um ou dois instrumentos. Trazer isso para um concerto exige um trabalho muito grande de orquestração, porque você tem que transformar aquilo que é bem pequenininho para uma orquestra gigante toque”.     

Emanuel, como sempre foi muito fã de jogos, relata que não encontrou desafios para escolher as trilhas musicais dos games clássicos da década de 90, porque ele vivenciou esse período, já em relação as canções dos jogos dessa nova geração ele afirma: “Eu continuo jogando, mas não com tanta frequência por causa do trabalho. Então eu fiz uma boa pesquisa, entrei em contato com amigos que trabalham na área, ouvi o repertório e as músicas que eu achava mais legal, que soaria melhor junto com a Orquestra Sinfônica, eu escolhi para tocarmos”.

Expectativa

O maestro da OSJG, Eliel Ferreira, fala sobre a expectativa para o evento: “Queremos emocionar e encantar o nosso público com o All Games In Concert, que foi preparado com muito empenho e dedicação de todos os músicos envolvidos. O repertório vai abranger desenhos e games clássicos e atuais para atender todos os gostos e faixas etárias”, ressalta. 

Emanuel também destaca que está ansioso para a apresentação: “Estamos esperando uma média de 2800 a 3000 pessoas nesses quatro dias – as vendas de ingresso estão a todo vapor, embora ainda tenham ingressos disponíveis.”, finaliza.

SERVIÇO

‘All Games In Concert’

Quando: de quinta-feira (20) até 23 de setembro de 2018

Onde: Teatro Basileu França 

Horários: 20h (quinta e sexta) e  19h30 (sábado e domingo) 

Entrada: R$ 50 

Veja Também