Saúde bucal pode prevenir doenças, aponta dentista

Nesta quinta-feira (25) é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal. O odontólogo especialista em implantodontia Frederico Coelho explica como a prevenção pode ser o tratamento mais eficaz

Postado em: 25-10-2018 às 11h30
Por: Fernanda Martins
Imagem Ilustrando a Notícia: Saúde bucal pode prevenir doenças, aponta dentista
Nesta quinta-feira (25) é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal. O odontólogo especialista em implantodontia Frederico Coelho explica como a prevenção pode ser o tratamento mais eficaz

Da Redação

Em 25 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal. A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção de doenças bucais. O odontólogo especialista em implantodontia Frederico Coelho, do Crool Centro Odontológico, explica que alguns hábitos são essenciais para que se evite futuros problemas, como cáries, canais e implantes, mal hálito, escurecimento dos dentes e demais doenças periodontais.

Continua após a publicidade

Entre esses hábitos, é importante evitar alimentos com alto teor de açúcar, explica o profissional: “O açúcar processado, presente nos alimentos industrializados, sofre grande fermentação quando entra em contato com os dentes, produzindo dessa forma um ácido prejudicial à mineralização dental, contribuindo na proliferação das bactérias causadoras da cárie dentária”, esclarece.

Frutas e legumes com considerável teor de fibras em sua composição também devem ser incluídos na alimentação. O odontólogo ressalta que entre esses alimentos destacam-se a maçã, a cenoura, o figo e a pera, por exemplo. ‘’Esses alimentos atuam no aumento da produção salivar, promovem um tipo de polimento nos dentes, deixando-os limpos e devidamente protegidos’’, ressalta. Além dos produtos fibrosos, outras substâncias também ajudam na prevenção das cáries devido às suas vantajosas composições químicas e minerais, tais como as amêndoas e o amendoim.

Para devida prevenção de cáries dentárias, escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia deve se tornar um hábito. “Manter uma boa frequência de escovação ao longo do dia é imprescindível na prevenção e no combate à cárie dentária e doenças periodontais. Recomenda-se a manutenção desse hábito no mínimo três vezes por dia, e também após o consumo de alimentos doces e gordurosos”, explica Dr. Frederico.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada pelo IBGE em 2015, o descaso com a limpeza dos dentes é um dos fatores mais evidentes em vários indicadores. Apesar de 89,1% terem dito que escovavam os dentes ao menos duas vezes ao dia, apenas 53% usavam escova, pasta e fio dental, e 46,8% trocavam a escova com menos de 3 meses. Segundo o especialista a correta higienização, com escova e fio dental e, eventualmente, algum antisséptico é o que garantem a boa saúde bucal e não devem deixar de ser realizados.

O especialista destaca ainda a importância de visitas periódicas ao dentista: “A periodicidade muda de pessoa para pessoa, mas deve ser um hábito. Pacientes com alta predisposição a desenvolverem cáries e doenças periodontais devem retornar em períodos mais curtos. Mas, de modo geral, um retorno a cada seis meses é obrigatório”.

O odontólogo explica que, quando não tratadas, as cáries podem evoluir para uma infecção na raiz, problema que demanda tratamento de canal, cirurgias ou até mesmo uma extração. Sendo assim, poder contar com ajuda profissional é fundamental para identificar os sintomas e a gravidade do problema, bem como receber o tratamento adequado.

 

Veja Também