Obra ‘Estética Periocular’ será lançada em livraria na Capital

Obra engloba conhecimentos de anatomia, técnicas cirúrgicas e procedimentos, além de discutir possíveis complicações de cirurgias ao redor dos olhos, e ainda ensina como tratá-las

Postado em: 25-10-2018 às 17h00
Por: Patrick Wallison
Imagem Ilustrando a Notícia: Obra ‘Estética Periocular’ será lançada em livraria na Capital
Obra engloba conhecimentos de anatomia, técnicas cirúrgicas e procedimentos, além de discutir possíveis complicações de cirurgias ao redor dos olhos, e ainda ensina como tratá-las

Da Redação

O livro Estética Periocular será lançado nesta sexta-feira (26) a partir das 18h, na livraria Leitura, em Goiânia. A obra foi editada pelos cirurgiões plásticos oculares dr. Roberto Limongi, drª Patrícia Akaishi, drª Ana Rosa Pimentel e drª Suzana Matayoshi, além de ter a colaboração de 71 autores. 

Continua após a publicidade

Dr. Roberto Limongi chama atenção para a importância do livro, considerado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO) um divisor de águas na abordagem estética da região periocular. “Essa região é uma área extremamente delicada, com anatomia peculiar, e está em íntimo contato com os olhos. Assim, pensamos que deve ser tratada e manejada com os respectivos cuidados. Os procedimentos estéticos, nessa área, não devem ser banalizados, pois as consequências podem ser desastrosas” explica.

Para o oftalmologista o tema do livro está cada vez mais atual. “Neste momento em que presenciamos uma banalização dos procedimentos estéticos, esta obra vem a calhar, pois pode orientar e capacitar cada vez mais profissionais que realizam esses procedimentos, principalmente na região periocular, que engloba estruturas de extrema importância, os olhos. Isso, ao longo do tempo, pode se traduzir em melhoria da saúde ocular da população, na medida em que as complicações oculares diminuírem sua incidência”, conta.

Conteúdo

De acordo com dr. Limongi, a obra engloba conhecimentos de anatomia, técnicas cirúrgicas e procedimentos, além de discutir possíveis complicações de cirurgias ao redor dos olhos, e ainda ensina como tratá-las. “Sem dúvida, este é um livro que não deve ficar de fora da estante do cirurgião que deseja aprofundar seus conhecimentos em cirurgia das pálpebras”, conta o médico.

Segundo drª Patrícia Akaishi, um novo conceito de cirurgia é apontado na obra. “Se, no passado, grandes anatomistas forneceram as bases para o desenvolvimento da cirurgia, hoje novas técnicas cirúrgicas impõem uma revisão de conceitos anatômicos pré-estabelecidos, e, com frequência, estruturas são redescobertas a partir de um novo ponto de vista cirúrgico. Um exemplo é o conceito do sistema musculoaponeurótico superficial (SMAS) que, apesar de conhecido desde a Antiguidade, só foi revalorizado como uma estrutura cirurgicamente importante a partir do século 20. A anatomia é eterna, imutável, mas deve ser continuamente reinterpretada”, explica a profissional.

Drª Suzana Matayoshi, fala no livro, sobre possíveis complicações. “Falar sobre isso não é tarefa fácil. Expor resultados aquém do desejado, discutir tópicos que poderiam ter sido mais bem avaliados ou conduzidos todos esses aspectos são importantes para a formação e o desenvolvimento do cirurgião que atua na área de Plástica Ocular. Por outro lado, existe uma carência de bibliografia nacional que respalde os procedimentos na área de complicações”, diz a cirurgiã plástica ocular.

A também autora da obra drª Ana Rosa Pimentel, comentou sobre cirurgias e resultados. “Ficam definidos os melhores conceitos da estética periocular, cirúrgica ou minimamente invasiva, como manual de boa prática para obter os melhores resultados cosméticos com princípios de individualização das indicações e, acima de tudo, privilegiando a segurança para o aparelho visual”, garante a médica. 

 

Veja Também