Belezas do Parque Nacional das Emas na série ‘Parques do Brasil’

Criado em 1961, as belezas do Parque Nacional das Emas, no Sudoeste de Goiás, são a atração da série Parques do Brasil,

Postado em: 31-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Belezas do Parque Nacional das Emas na série ‘Parques do Brasil’

Criado em 1961, as belezas do Parque Nacional das Emas, no Sudoeste de Goiás, são a atração da série Parques do Brasil, que vai ao ar nesta quarta-feira (31), às 21h45, na TV Brasil. Com 132 mil hectares, o Parque das Emas tem uma fauna e flora exuberantes. O parque preserva as diversas nascentes dos rios Jacuba e Formoso, afluentes do rio Paranaíba, da bacia do rio Paraná. A série destaca a biodiversidade do local e traz detalhes do Rio Formoso, que percorre mais da metade da área do parque. 

Dentre os animais flagrados, estão a coruja-buraqueira, única da espécie a fazer ninho no solo, e alguns animais de hábitos noturnos, como as antas e onças pardas. As imagens noturnas foram possíveis graças à chamada ‘camera trap’, em que uma câmera específica para filmagem no escuro permanece camuflada na mata ao longo da noite.

Continua após a publicidade

Série

Parques do Brasil é uma série de televisão que visa a promover a popularização do conhecimento científico sobre a diversidade biológica dos parques nacionais e de outras unidades de conservação brasileiras. A obra enfatiza a relação entre o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Com imagens em alta definição, cada documentário é narrado como um diário de expedição. A série da emissora pública conta ainda com trilha sonora original e inédita, além de desenhos e mapas para ilustrar as jornadas que percorrem paisagens deslumbrantes em meio a fauna e a flora brasileiras.

O projeto é resultado da parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a TV Brasil/Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Parque Nacional das Emas

Situado em um dos extremos da Serra dos Caiapós, o Parque Nacional das Emas está e apresenta uma topografia plana com predominância de chapadões. De acordo com informações do Instituto Chico Mendes, a parte mais elevada chega a ter cerca de 800 metros de altitude. A temperatura média é de 22 graus, comum no clima tropical quente sub-úmido. O parque é uma das poucas Unidades de Conservação que apresentam as diversas formas de cerrado dentro do Estado de Goiás, como os campos limpos, campos sujos, veredas e matas ciliares. 

Dentro do local, diversos atrativos são oferecidos – como passeio de bote, boia Cross, ciclismo e passeio no Carro Safári. Com duração de aproximadamente duas horas, o passeio de bote pode ser feito com ou sem flutuação com equipamento de mergulho. O visitante vai descendo de bote e pode mergulhar em pontos onde o instrutor orientar. Já o boia Cross tem duração de 40 minutos. O passeio é feito em um trecho do rio Formoso com maior intensidade de corredeiras.

O ciclismo pode ser feito com a própria bicicleta; também existe a opção de alugar uma nos portões do Bandeira e Jacuba. O atrativo que demanda mais tempo é o passeio no Carro Safári. Com duração de até oito horas e capacidade máxima para 20 pessoas, o carro safári é um passeio completo pelo parque. Sempre que o veículo for locado, haverá um guia acompanhando.

SERVIÇO

Série ‘Parques do Brasil’: quarta-feira (31), às 21h45, na TV Brasil 

 

Veja Também