O êxtase dos fãs brasileiros na praia de Copacabana

A jornalista Elaine Freitas compartilha sua jornada de devoção à Madonna, viajando pelo mundo para testemunhar 17 shows da diva do pop

Postado em: 04-05-2024 às 10h00
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: O êxtase dos fãs brasileiros na praia de Copacabana
"Madonna me inspirou a ser a mulher que eu sou hoje”, comenta Elaine | Foto: Divulgação

Os fãs brasileiros da rainha do pop estão em êxtase! Madonna chegou ao Brasil no início desta semana para um show gratuito na praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, neste sábado (4). A apresentação, que marca o encerramento da turnê mundial ‘The Celebration Tour’, que celebra os 40 anos de carreira da artista, está prevista para começar entre 21h30 e 21h45. Os admiradores da diva do pop já se preparam para mais uma oportunidade de ver de perto sua ídola se apresentar nas areias mais famosas do país.

A jornalista local Elaine Freitas é fã de carteirinha e compartilhou sua trajetória de devoção a Madonna. Ela já viajou diversas vezes, saindo de Goiás, para assistir a 16 shows da cantora ao redor do mundo, e este será o seu 17º show.

“Madonna me inspirou a ser a mulher que eu sou hoje. Ela me inspirou a ser uma pessoa independente, a ser uma pessoa bem resolvida, a ser uma mulher que manda no seu próprio nariz, que vai atrás dos seus sonhos, que busca os seus objetivos”, afirmou.

Continua após a publicidade

Apesar das dificuldades enfrentadas, como dormir na fila, pagar multas por mudanças de passagens e até mesmo passar por situações inusitadas, como levar “cagada de pombo”, a determinação em acompanhar a carreira de Madonna não se abala. Ela se sente “muito privilegiada” por ter a oportunidade de assistir aos shows da diva tão de perto.

A não participação em um show da cantora em 1993 foi um marco em sua vida. Na época, quando tinha apenas 15 anos, Freitas tentou de todas as formas convencer seu pai a levá-la ao evento, porém, sem sucesso. Ele não permitiu que ela fosse ao show, pois acreditava que o espetáculo seria “muito erotizado” e “teria muita coisa”. Essa negativa, na época, a deixou extremamente frustrada. 

Determinada a não deixar que essa oportunidade se perdesse novamente, ela fez uma promessa a si mesma: “Frustração! Queria tanto nesse show aí eu falei assim quando eu tiver dinheiro eu vou em todas as turnês da Madonna e foi o que eu fiz a partir de 2006”. 

E esse ano não vai ser diferente, A noite de sábado será marcada por uma conexão única entre a diva e sua plateia brasileira. “Dessa vez eu espero chorar muito porque é emocionante vê-la no Brasil. A plateia aqui é muito receptiva, com aquele calor humano. Eles cantam as músicas, gritam ‘Madonna, Madonna gostosa’, e a plateia é muito boa. Nos outros shows da Madonna no Brasil, a plateia a deixou bem satisfeita, pois realmente se envolve no show, deixando-a feliz e satisfeita ao final”, revela.

A jornalista destaca a conexão especial entre a cantora e seus fãs brasileiros. “Ela fez exclusivamente para o show no Brasil algumas camisetas, uma bolsa, um rosário, e outras coisas exclusivas. Isso deixa a gente bem emocionado, pois vemos que a nossa diva também gosta do Brasil, como ela mesma falou recentemente num show em Miami, dizendo que o público brasileiro é o mais animado do mundo”.

Elaine, que escreveu um livro sobre a ‘Rainha do Pop’ intitulado ‘Tributo à Madonna”, ressalta a influência da cantora em sua vida e na cultura pop. “Ela mais do que uma artista pop ou uma cantora, ela é uma voz que fala muita coisa que a gente pensa. Madonna é uma figura icônica que vai além da música”. 

Pioneira dos espetáculos musicais 

A fã goiana refletiu sobre o impacto duradouro da Rainha do Pop na cultura pop contemporânea. Segundo ela, a influência de Madonna foi fundamental na transformação dos shows musicais.

“Antes de Madonna e Michael Jackson, os shows eram apenas um banquinho e um violão. Mas Madonna foi a precursora desses espetáculos teatrais e cheios de tecnologia que vemos hoje”, afirmou Elaine. “Ela abriu caminho para artistas como Britney Spears, Beyoncé, Shakira e Taylor Swift. Se não fosse por Madonna, essas estrelas provavelmente não existiriam da forma como as conhecemos”.

Além de revolucionar os palcos, ela destacou o legado da diva ao desafiar o patriarcado e o mainstream. “Ela sempre falou o que queria e conduziu sua própria carreira sem deixar ninguém ditar o que deveria fazer. Isso a torna ainda mais representativa e admirável para os fãs”.

Coleção 

Elaine, que coleciona itens da cantora desde a década de 1990, revelou possuir raridades impressionantes, como o polêmico livro ‘Sex’, lançado em 1992. “Eu nem imaginava poder comprar na época, por causa da reação da minha família. Mas depois que comecei a trabalhar, pude adquirir esse item incrível da coleção”. 

Possível despedida da artista dos palcos

“Ai, meu Deus, eu me sinto muito mal. Eu não quero nem pensar nisso”, lamentou Elaine, ao considerar que esta possa ser uma das últimas chances de ver Madonna se apresentar ao vivo. A fã explicou que, apesar dos constantes comentários da artista sobre nunca parar de se apresentar, os problemas de saúde enfrentados recentemente por Madonna, incluindo uma grave infecção bacteriana que a deixou hospitalizada, podem tê-la feito mudar de ideia. “Depois que ela pegou essa bactéria, que ela ficou doente, que ela quase morreu, que ela ficou em coma, parece que ela já mudou de ideia. E eu acho que ela vai… espero que não, mas eu acho que ela vai parar mesmo”, lamentou.

A fã expressou sua preocupação de que os próximos shows da artista possam ser sua ‘última turbina’ antes de eventualmente se aposentar dos palcos. Ela vislumbra a possibilidade de Madonna realizar uma residência em Las Vegas, como outros artistas veteranos têm feito, o que, embora mais caro, seria uma oportunidade que Elaine não hesitaria em aproveitar.

“Porque, pra mim, faz muita diferença na minha vida eu assistir um show da Madonna. É como se fosse um momento mágico, assim, de conexão com o seu ídolo, sabe? É um momento apoteótico. É um momento que eu não sei descrever. Tanto é que, assim, parece que eu esqueço tudo do show. Minha memória não firma as lembranças do show”, concluiu Elaine, emocionada, sobre a experiência de assistir a mais uma apresentação da ‘Rainha do Pop’.

Veja Também