Quinta-feira, 28 de março de 2024

Curiosidades sobre o Halloween que você não sabia

O Halloween, ou Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, é celebrado no dia 31 de outubro.

Postado em: 14-10-2022 às 17h48
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Curiosidades sobre o Halloween que você não sabia
O Halloween, ou Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, é celebrado no dia 31 de outubro. | Foto: reprodução

O Halloween, ou Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, é celebrado no dia 31 de outubro. A data carrega algumas características peculiares que justificam o fascínio pela comemoração, como as fantasias, as decorações assustadoras e muito doce. Infelizmente, no Brasil não é cultural que as crianças saiam às ruas na última noite de outubro batendo às portas na vizinhança e dizendo “doces ou travessuras”. Mas, nos Estados Unidos, a data é o segundo feriado que mais movimenta o comércio, ficando atrás somente do Natal. Além do país norte-americano, o Canadá, o Reino Unido e Irlanda também se mostram fortes nas celebrações de Halloween.

Veja algumas curiosidades divertidas sobre o Halloween para você ficar por dentro de um dos momentos mais esperados do ano!

4000 A.C.

Continua após a publicidade

Acredita-se que o Halloween se originou na Irlanda, em 4000 A.C. É uma tradição dos antigos celtas, que, na data, celebravam o festival Samhain, marcando o fim do verão e a entrada do outono. Também era comemorado o fim da última colheita do ano e a renovação das leis celtas. Além disso, o festival é conhecido como festival do fogo, cujo intuito é a preparação para a chegada de um período frio e assustador. Com isso, as fogueiras também servem de guia e iluminação para que os espíritos consigam partir para o outro lado.

Festival Samhain | Foto: reprodução

O termo “Halloween”

O Halloween foi popularizado nos Estados Unidos com a chegada de imigrantes irlandeses no país. A palavra é um abreviação da expressão “All Hallows’ Eve”, que quer dizer “noite de todos os santos”. A comemoração é realizada no dia 31 de outubro, devido à teoria de que, nesta data, a fronteira entre o mundo dos mortos e dos vivos se abre, possibilitando que os espíritos vaguem pela Terra à procura de corpos para possuir.

Fantasias e abóboras

Para afastar estes seres malignos que vagam à noite no Halloween, as pessoas adotaram o hábito de usar fantasias assustadoras e, para iluminar o caminho dos espíritos, adotou-se a clássica tradição de decorar as ruas com abóboras iluminadas. As fantasias também servem como elo entre os grupos envolvidos com bruxaria e magia e o mundo dos espíritos.

Esta abóbora típica do Halloween, com boca, olhos e lanterna é chamada de Jack O’lantern, que retoma uma lenda irlandesa a respeito de um bêbado que enganou a morte, e quando finalmente morreu de tanto beber, foi banido do céu e do inferno. Desde então, Jack perambula pelo mundo com um pedaço de carvão aceso dentro de um nabo oco e, por isso, ficou conhecido como “Jack da Lanterna”. Inicialmente, os irlandeses utilizavam o nabo para este fim, mas, ao chegaram aos EUA, perceberam que a abóbora era mais abundante.

foto: reprodução

“Doces ou travessuras”

O “trick or treating” é uma tradição em que crianças se fantasiam e saem às ruas batendo nas portas pedindo doces. A origem desta brincadeira tem duas versões: a primeira é que, na noite de Halloween, as crianças pediam provisões para as comemorações em nome da deusa Muck Olla. Acreditava-se que o único meio de apaziguar os espíritos soltos era oferecendo doces à divindade. Quem se recusava a ajudar, sofria as consequência da ira da deusa (as travessuras – que na brincadeira, com o tempo, passaram a ser feitas pelas próprias crianças). Estima-se que são gastos US$ 2,6 bilhões com doces todo ano, nos Estados Unidos, na época do Halloween. Ainda, calcula-se gasto de US$ 3,2 bilhões em fantasias e participação de 175 milhões de americanos.

A segunda hipótese é que este costume tem origem europeia com os cristãos, que, no dia dos finados, saíam em busca de “soul cakes” (bolos da alma) em dedicação aos mortos. A cada bolo doado, era realizada uma oração para a alma de um parente finado do doador.

No dia 2 novembro é comemorado o Dia dos Finados, momento em que os espíritos que vagam presos na Terra, podem ter suas almas libertas através de muita oração.

foto: reprodução

O Halloween e o catolicismo

O Halloween carrega muitos símbolos pagãos que são abominados pelos cristãos. Por esse motivo, quando as comemorações chegaram a Roma, a Igreja Católica logo se posicionou contra os costumes e apelidou ofensivamente o Halloween de “Dia das Bruxas”.

Um dos símbolos mais importantes do Halloween é a bruxa. Segundo lendas, as bruxas se reuniam no dia 31 de outubro para festejar com o Diabo. Elas chegavam em vassouras, jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam transtorno. De acordo com as histórias, para ver uma bruxa basta vestir as roupas ao contrário e andar de costas, que à meia noite, ela aparecerá.

O Reverendo Vincent Lampert, um sacerdote católico romano americano e o exorcista designado da arquidiocese católica romana de Indianápolis, diz que não vê problema no uso de fantasias pelas crianças durante o Halloween enquanto pedem doces de casa em casa. O problema, ainda segundo o reverendo, é quando as fantasias são usadas para glorificar o mal e infundir o medo. Ainda, a data pode influenciar pessoas a tentarem realizar feitiços para conseguirem “poderes especiais”, ainda que por entretenimento, o que fere os princípios da Igreja.

Há a recomendação de que os pais expliquem aos filhos que a data é especial por resgatar origens cristãs, usada para comemorar o Dia de Todos os Santos, e não para aplaudir o mal.

Gato preto

O gato preto é um símbolo do Halloween fortemente ligado às bruxas. Acredita-se que os gatos pretos são espíritos dos mortos e que as bruxas poderiam se transformar neste animal. Até hoje, muitas pessoas acham que cruzar com um gato preto dá azar.

foto: reprodução

Outros símbolos

O caldeirão faz parte da cultura celta e é peça fundamental nas decorações do Dia das Bruxas. Dentro dele, joga-se moedas e mensagens com pedidos aos espíritos. No final da festa, essas moedas devem ser recolhidas e doadas a quem precisa e, os bilhetes, queimados para que os pedidos sejam atendidos rapidamente. Isso porque é dentro do caldeirão onde as coisas se transformam, simbolizando a fertilidade.

A aranha simboliza o destino e, as teias, os caminhos a serem seguidos.

O morcego representa a clarividência por ser um animal que capta o campo magnético pela sensibilidade e energia em oposição à aparência, enxergando o íntimo do ser.

As cores

O laranja representa a vitalidade, energia e força. Acredita-se que os espíritos são atraídos por quem se veste de laranja para sugar suas energias.

O preto é a cor predominante do magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do reino das trevas.

O roxo simboliza a magia e a bruxaria presente em todo o Halloween.

Leia também:

Veja Também