Koo: a rede social que bombou após crise no Twitter

O Twitter vai acabar? Se a resposta for sim, para onde os usuários vão?

Postado em: 18-11-2022 às 19h27
Por: Cecília Epifânio
A rede social que bombou após crise no Twitter | Foto: Reprodução

A compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk vem gerando polêmica com suas inúmeras demissões. Na quinta-feira (17), o assunto do momento na rede social do passarinho azul foi a possível desativação do site, tendo a hashtag #RIPTwitter nos assuntos mais comentados. Mas afinal o Twitter vai acabar? Se a resposta for sim, para onde os usuários vão?

O posto de queridinho do momento foi tomado pela rede social Koo. O app indiano virou a queridinha dos brasileiros após os rumores que o Twitter iria acabar, e funciona da mesma maneira que o app criado por Jack Dosey que hoje pertence a Elon Musk.

O que é Koo

A rede social foi criada no Índia em 2020 após uma crise entre o governador de Narenda Modi e o Twitter. Nessa época, o mandatário indiano acusava a plataforma de se omitir quanto a perfis fakes criados para incitar manifestações contra o governo loca.

Continua após a publicidade

O mascote da Koo é um passarinho simpático e amarelo, que foi inspirado na da rede rival. A empresa se autointitula como “a segunda maior plataforma de microblog do mundo”. A afirmação veio devida à quantidade de downloads dos usuários, e ele está disponível tanto para Android quanto para iOS (iPhone), embora ela possa ser acessada pelo navegador, assim como o Twitter.

Koo e suas polêmicas

O maior problema da plataforma, atualmente, é a moderação de conteúdo. Quando ocorreu o rompimento com o Twitter, políticos, influenciadores e celebridades que apoiavam a extrema-direita indiana migraram para a plataforma.

Existem acusações de que o algoritmo da rede amplifique a propaganda estatal e o discurso de ódio, principalmente contra muçulmanos e algumas minorias étnicas. O criador da startup, Aprameya Radkrishna, disse que não costuma interferir em questões políticas para manter a neutralidade do app.

Como abrir uma conta no Koo?

  1. Acesse o site do Koo;
  2. Clique no botão Sign-in;
  3. Na janela que abrir, escolha se deseja criar a conta com um número de telefone, um e-mail do Google ou um e-mail qualquer;
  4. Após isso, selecione uma foto e preencha os dados solicitados para configurar seu perfil;
  5. O Koo solicita o nome real, o nome de usuário (@seuperfil), profissão, bio, website (seu endereço no Koo), telefone celular, e-mail, data de nascimento, gênero e estado civil.

Com a conta criada, o usuário poderá preencher, se quiser, com o link para as outras redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn e o próprio Twitter. É possível também dar detalhes sobre a formação acadêmica e experiências de trabalho.

Veja Também