Nasa descobre opala em Marte; pedra é encontrada em apenas 2 lugares da Terra

A descoberta representa uma vantagem para futuras investidas dos seres humanos no planeta vermelho

Postado em: 13-01-2023 às 14h20
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Nasa descobre opala em Marte; pedra é encontrada em apenas 2 lugares da Terra
Nasa descobre opala em Marte; pedra é encontrada em apenas 2 lugares da Terra | Foto: TV Clube

Segundo um artigo científico publicado no fim de dezembro, a Nasa, agência espacial norte-americana, encontrou opala em Marte. A descoberta representa uma vantagem para futuras investidas dos seres humanos no planeta vermelho. O motivo? A pedra preciosa é composta em parte por H₂O e caso seja moída e submetida ao calor, libera água.

Na Terra, a pedra multicolorida só é encontrado na Austrália e no Piauí, mais especificamente na cidade de Pedro II, 206 km ao Norte de Teresina, onde, segundo pesquisadores, apenas 10% da opala foi explorada.

Como é a extração

Segundo os historiadores, a primeira opala foi encontrada em Pedro II no ano de 1969, por um homem que estava colhendo mandioca e avistou o mineraloide luminoso.

Continua após a publicidade

Quando fez a retirarada do pedregulho, o agricultor levou o achado para Teresina e teve a confirmação de que se tratava de uma pedra preciosa.

Após a descoberta, as pedras passaram a ser extraídas, de dentro de uma serra, por garimpeiros que olham atentamente para a terra em busca do colorido da opala.

A extração do minério já movimentou milhões para a economia local. Cerca de 10 minas estão em atividade na região do município de Pedro II.

A opala só pode ser extraída durante a seca, pois as chuvas dificultam o garimpo e, mesmo sendo abundante na região, ele não é encontrado com facilidade. Existem relatos de garimpeiros que já passaram um ano sem enontrar a pedra.

Mercado de joias de opala

Com a extração da pedra, criou-se um mercado de confecções de joias de opala na cidade de Pedro II. Alguns habitantes viram o potencial econômico da pedra e, já apostam no setor de joalheria.

Foi o caso do empresário Jucelino Araújo, que iniciou a atividade ainda nos anos 90. “Recebemos as opalas brutas e vamos fazendo a lapidação conforme a vocação delas, desde as mais humildes às mais preciosas, e direcionamos para o mercado”, disse.

Sendo assim, são confeccionados anéis, colares e brincos, por exemplo. É bastante comum encontrar peças que façam referência ao Piauí e ao Brasil, que são facilmentes encontradas em lojas de lembranças em diversos pontos turísticos pelo estado.

Veja Também