M&M’s deixa de usar bonecos em publicidade após serem alvo de polarização política

A marca de doces M&M's foi alvo de críticas após lançamento de dois novos personagens femininos.

Postado em: 24-01-2023 às 18h13
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: M&M’s deixa de usar bonecos em publicidade após serem alvo de polarização política
A marca de doces M&M's foi alvo de críticas após lançamento de dois novos personagens femininos | Foto: reprodução

A marca de doces M&M’s decidiu parar de usar em seus anúncios os famosos personagens coloridos em formato de pastilhas de chocolate após críticas da direita conservadora dos Estados Unidos que considera os bonecos politizados.

O assunto começou em setembro do ano passado, com o lançamento do novo membro do grupo de “spokescandies” (porta-vozes dos doces), chamado Purple (roxo). Este se tornou o terceiro personagem feminino da família, depois de Green (Verde) e Brown (Marrom), criados para “para representar a aceitação e a inclusão”, segundo a M&M’s.

No entanto, nos EUA, a cor roxa simboliza o apoio à comunidade LGBTQ e a expressão da homossexualidade, o que não foi bem aceito por internautas e políticos da extrema direita, que acusaram a empresa Mars Wrigley, fabricante dos M&M’s, de politizar os doces.

Continua após a publicidade

Segundo os críticos, os bonecos M&M’s se tornaram “woke“, termo usado para se referir ao ativismo a favor das minorias e contra qualquer tipo de discriminação.

A polêmica voltou à tona em janeiro, com a comercialização de um pacote especial de edição limitada, contendo exclusivamente as três cores das personagens femininas: verde, castanho e roxo.

“Os M&M’s ‘woke’ voltaram”, protestou Tucker Carlson, um dos principais apresentadores da Fox News, conhecida pelas posições conservadoras de vários de seus profissionais famosos.

Ele, ainda, debochou dizendo que a personagem Green seria “possivelmente lésbica” e a Purple, obesa, devido ao seu formato ovalado, similar aos M&M’s recheados com amendoim.

Há um ano, o mesmo apresentador teria criticado os M&M’s por terem substituído as botas brancas de Green por tênis, deixando-a “menos sexy”.

Na última segunda-feira (23/1), os M&M’s se pronunciaram no Twitter a respeito da polêmica. “Estados Unidos, vamos falar. No último ano, fizemos algumas mudanças nos nossos queridos porta-vozes. Não estávamos certos se alguém daria conta. E definitivamente não pensávamos que isto afetaria a Internet. Mas agora percebemos: até os sapatos de um doce podem causar polarização. Era a última coisa que os M&Ms queriam, pois o nosso objetivo é unir as pessoas”, postaram.

Desta forma, devido a polêmica, o M&M’s decidiu parar de usar os personagens nas publicidades. Os bonecos serão substituídos pela atriz e comediante Maya Rudolph nas novas campanhas publicitárias. “Estamos certos de que a senhora Rudolph vai defender o poder da diversão para criar um mundo do qual todos sintam fazer parte”, concluiu o M&M’s.

Leia também:

Veja Também