Quinta-feira, 28 de março de 2024

Por onde andam os atores de ‘Castelo-Rá-Tim-Bum’?

Programa que fascinou gerações, fez um sucesso estrondoso na década de 90

Postado em: 07-02-2023 às 15h50
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Por onde andam os atores de ‘Castelo-Rá-Tim-Bum’?
Programa que fascinou gerações, fez um sucesso estrondoso na década de 90 | Foto: TV Cultura/ Divulgação

Um dos programas que marcou os anos 90, ‘Castelo-Rá-Tim-Bum’, irá ganhar um especial comemorando seus 30 anos. O especial contará, também, com uma nova versão da clássica abertura.

Intitulado ‘Castelo-Rá-Tim-Bum – Reencontro’, será realizado pela TV Cultura. De acordo com o que foi repercurtido pela revista Recreio, o especial irá contar com a presença dos atores que, além de resgatarem o passado, irão discutir os momentos que mais eternizaram o programa no coração dos brasileiros. O especial será transmitido em 25 de fevereiro pela TV Cultura.

Aproveitando o gancho, confira como estão alguns dos atores responsáveis pelo grande sucesso de Catelo-Rá-Tim-Bum!

Continua após a publicidade

Zequinha

Interpretado por Fredy Allan, na época um garotinho de 9 anos, Zeca era o mais novo da turma – e também o mais curioso. O papel foi o segundo que Fredy fez em sua carreira. Com o fim do programa, o artista passou a participar de espetáculos teatrais.

Em entrevista de 2012, o ator relembrou o sucesso e disse que ainda era reconhecido pelos fãs do programa. “Vivo na rua, não tenho esse problema. Às vezes, estou descendo escada de metrô e alguém fala: ‘olha o Zequinha’. As pessoas vem conversar, me procurar no Facebook, na Internet, querem saber o que estou fazendo e assistir a todas as peças que faço”, disse ele.

Foto: Divulgação/ TV Cultura/ Instagram

Pedro

Luciano Amaral já era conhecido pelo público infantojuvenil da TV Cultura por seu papel como Lucas Silva e Silva no seriado ‘Mundo da Lua’. Já em ‘Castelo-Rá-Tim-Bum’, Luciano viveu Pedro, o menino mais esperto do grupo que, assim como os demais integrantes, usavam roupas características.

Após seu papel no seriado, Luciano apostou na carreira como âncora, e até hoje trabalha nesta função no canal esportivo ESPN. Ele já apresentou a bancada do jornal esportivo SportsCenter e é host do ESPN FC Internacional.

Foto: Divulgação/ TV Cultura/ Instagram

Nino

Sobrinho do dono do Castelo (o Tio Victo), Nino é um feiticeiro de 300 anos de idade, mesmo sendo uma criança. Foi interpretado por Cássio Scapin, que aos 30 anos deu vida ao papel que marcaria toda a sua vida.

“O Nino chegou até mim. Me convidaram para fazer um teste na TV Cultura e como eu tinha um traquejo bom com essa história do clown, eu terminei o teste e pensei: eu peguei. Me chamaram e começamos o processo de construção do Castelo Rá-Tim-Bum, que eu acho que foi o único trabalho do gênero na televisão nacional, onde os atores tinham uma grande participação na construção do que a gente queria fazer e como queríamos fazer”, relembrou o ator em entrevista ao Persona em 2020. 

Scapin participou de diversas peças no Brasil e na Itália, além de fazer aparições em séries de comédia como ‘Tá no Ar: A TV na TV (da rede Globo), e na novela ‘Deus Salve o Rei’, também da rede Globo. Cássio també foi protagonista da peça ‘O Livertino’, escrita por Jô Soares.

Foto: Divulgação/ TV Cultura/ Instagram

Biba

Cinthya Rachel foi responsável por interpretar Biba, a única menina do grupo de quatro amigos, também marcante por ser a mais responsável e madura – além de ser a mais velha. Cinthya é formada em jornalismo e atuou como repórter na TV Record.

Durante muito tempo, Cinthya trabalhou como apresnetadora e era figurinha carimbada no ‘Programa da Eliana’, no SBT. Atualmente ela mora na Argentina com o marido, onde é atriz e diretora de dublagem.

“Foi uma coisa única na história, nunca vai existir um programa como este. É muito dinheiro, muito tempo, e hoje as coisas não são feitas nesse tempo”, disse a atriz em 2022, conforme repercutido pelo Splash, do UOL.

Foto: Divulgação/ TV Cultura/ Instagram

Tio Victo

Com uma longa carreira na televisão e cinema, Sérgio Mamberti sempre foi relembrado pelo papel como o simpático Doutor Victo Astrobaldo Stradivarius Victorius I, tio de Nino.

Com um espírito alegre, Sérgio chegou a ocupar cargos no Ministério da Cultura, chegando à presidência da FUNARTE. Seu último papel foi no teatro, ao atuar a peça ‘O Ovo de Ouro’. Em 2021, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, o ator faleceu, aos 82 anos.

Foto: Divulgação/ TV Cultura/ Instagram

Etevaldo

Wagner Bello deu vida ao carismático alienígena colorido amigo da garotada do castelo. Bello morreu em 1994, antes de gravar sua última participação para o programa.

Ele viveu o personagem preferido de muita gente, por ser um extraterreste pouco habituado aos modos e costumes dos terráqueos, causando situações cômicas.

Formado em Artes Dramática pela Universidade de São Paulo, Wagner chegou a trabalhar em inúmeras peças até fazero o teste para o papel no seriado infantil. Faleceu na década de 90, em decorrência da AIDS.

Veja Também