Cavalo morre durante gravações de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” e ONG protesta

Necrópsia apontou que a morte foi causada por insuficiência cardíaca

Postado em: 28-03-2023 às 17h48
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Cavalo morre durante gravações de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” e ONG protesta
Necrópsia apontou que a morte foi causada por insuficiência cardíaca | Foto: Divulgação

Na última semana, no dia 21 de março, um cavalo morreu durante as gravações da segunda temporada de “Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, da plataforma de streaming Prime Video. Segundo informações de um porta-voz da Amazon Studios, o caso aconteceu no período da manhã, quando o cavalo estava sendo exercitado antes dos ensaios. Ainda, de acordo com uma “necrópsia independente”, constatou-se que o cavalo morreu por insuficiência cardíaca.

Em nota, a Amazon Studios declara que “o incidente ocorreu pela manhã, enquanto o cavalo estava sendo exercitado antes dos ensaios. O treinador não estava preparado e as filmagens ainda não haviam começado. Um veterinário e um representante da American Humane Association estavam presentes no momento”.

Em entrevista ao Variety, Lisa Lange, vice-presidente sênior da ONG People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), em português, Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais, condenou a exploração de animais pela arte.

Continua após a publicidade

“Parece que viver no subsolo com os orcs é normal para os produtores de Os Anéis de Poder, porque eles têm a opção de usar CGI, equipamentos mecânicos e outros métodos humanos que não levariam cavalos vulneráveis à morte”, enfatizou.

Lange, ainda, convocou todos os produtores e criadores da série a pararem de usar cavalos reais nas cenas. “A PETA está convocando os criadores do programa – e todos os outros produtores – para uma missão: não usar cavalos de verdade na série. Se eles não podem evitar a exploração de animais para sua arte, devem encontrar um novo meio, porque ninguém quer ver um spinoff para TV tendo tormento como tema”.

A ONG aproveitou suas redes sociais para protestar contra o uso de cavalos reais e sugeriu que utilizem computação gráfica, equipamentos mecânicos ou outros métodos humanos que não levem cavalos à morte.

Outros casos

Em julho do ano passado, a PETA se manifestou a respeito da morte de um cavalo no set de filmagem da série “A Idade Dourada”, da HBO. A empresa se pronunciou e justificou que, segundo investigações de um veterinário, a morte ocorreu de causas naturais.

Leia também:

Veja Também