Quinta-feira, 28 de março de 2024

Veja 5 curiosidades sobre cerveja que você precisa saber

A cerveja é uma bebida despretensiosa que pode ser consumida sem nenhuma pompa, muito popular entre os brasileiros. Desse modo, aqui vão 5 curiosidades sobre a querida "geladinha" que você precisa saber!

Postado em: 16-04-2023 às 15h52
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Veja 5 curiosidades sobre cerveja que você precisa saber
Foto: Freepik

A cerveja é uma bebida despretensiosa que pode ser consumida sem nenhuma pompa, muito popular entre os brasileiros. Desse modo, aqui vão 5 curiosidades sobre a querida “geladinha” que você precisa saber!


1. Monges

Os monges não só produzem como bebem cerveja a muito tempo.

Por ser uma bebida altamente nutritiva, era considerada a bebida dos monges. Nos tempos de jejum, as cervejas mais encorpadas eram fundamentais e serviam como alimentação, isso inclusive deu origem a alguns estilos de cervejas, como Dubbel, Trippel e Quadruppel.

Continua após a publicidade


2. Famílias

As cervejas são classificadas por família e estilos. As famílias são Lagers, Ales e Sour. Dentro dessas três famílias existem mais de 150 tipos de cerveja no mundo. 

Ales: São cervejas mais complexas e de alta fermentação.

Lagers: São cervejas mais leves e de baixa fermentação, é um dos estilos mais conhecidos do mundo.

Sour: Cervejas de alta ou baixa fermentação e fermentação espontânea.


3. Zitologia

A zitologia é o estudo da cerveja, zitólogo é quem estuda a cerveja e a zitogastronomia é o estudo da cerveja com a gastronomia, é a parte que estuda as harmonizações de comida e cerveja.

A zitologia estuda como criar diferentes tipos de cerveja, o papel que cada ingrediente deve desempenhar e como as alterações genéticas poderiam criar uma bebida melhor ainda. Isso engloba seus aromas, texturas, cores, experiências e combinações.

Entretanto, ainda não existe uma faculdade de zitologia/zitogastronomia.


4. Saint Patrick’s Day

No dia 17 de março, aniversário da morte do santo, todos querem ser irlandeses, com celebrações que remetem à cultura e às cores da Irlanda. As pessoas se vestem e se pintam de verde, degustam a típica culinária irlandesa e bebem cerveja.

Comemorar em um clássico pub irlandês também faz parte do ritual de celebração.


5. Pirâmides

Os egípcios construíam as pirâmides sob o efeito da cerveja.

De acordo com o arqueologista Patrick McGovern, da Universidade da Pensilvânia, os construtores das pirâmides recebiam por volta de 4 litros de cerveja por dia. Também há relatos de que era “melhor” consumir a bebida fermentada do que a água do Rio Nilo, por ser poluída.


Leia também:

Veja Também