Tiktoker é multado pelo Ibama após exibir rotina com capivara

Agenor Tupinambá, de 23 anos, ficou conhecido como o tiktoker dono da capivara 'Filó', e recebeu uma multa de mais de R$ 17 mil.

Postado em: 20-04-2023 às 14h35
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Tiktoker é multado pelo Ibama após exibir rotina com capivara
Foto: Arquivo Pessoal

Agenor Tupinambá, de 23 anos, ficou conhecido como o tiktoker dono da capivara ‘Filó’, e recebeu uma multa de mais de R$ 17 mil. Portanto, a multa, aplicada pelo Ibama, deu-se por suspeita de abuso, maus tratos e exploração animal. Agenor mora em uma fazenda em Autazes, no interior do Amazonas.

Na fazenda, Agenor compartilhava sua rotina com os animais nas redes sociais. Ademais, a notificação do Ibama também requere a retirada de todos os vídeos que tinha nas redes sociais com os animais de quem cuidava. O homem tem seis dias para entregar ‘Filó’, a capivara, e o papagaio ‘Rosa’ em algum centro de tratamento animal, sob a acusação de tirá-los de seu habitat natural.

Em um nota, publicada em seu Instagram, Agenor lamenta a multa e as acusações, afirmando ainda que cresceu no meio do mato e que foi lá que sua paixão pelos animais nasceu. Além disso, diz que foi por isso que decidiu estuar agronomia para ajudá-los ainda mais e que jamais pensou que seria acusado de abuso contra animais. Por fim, diz que jamais matou um animal, e que pelo contrário, dedicou amor e fez todo o possível para preservar sua vida.

Continua após a publicidade

Entretanto, todas as publicações já foram retiradas das redes. O homem agirma que está recebendo aconselhamento jurídico da deputada estadual Joana Darc e que tem 20 dias para apresentar sua defesa. Ao final da nota, Agenor agradece o apoio da família, amigos, seguidores, imprensa e suporte jurídico.

Agenor publicou recentemente um vídeo nas redes:

https://www.tiktok.com/@agenor.tupinamba/video/7223596413454765317?_t=8bepfvSgad9&_r=1

Leia também:

Veja Também