Brasileiro ganha prêmio Pulitzer 2023 em cobertura da Guerra da Ucrânia

O fotojornalista brasileiro, Felipe Dana, recebeu o Prêmio Pulitzer 2023 da categoria de Fotografia, devido à sua cobertura da guerra ucraniana.

Postado em: 16-05-2023 às 14h20
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasileiro ganha prêmio Pulitzer 2023 em cobertura da Guerra da Ucrânia
Foto: Reprodução/Instagram

O fotojornalista brasileiro, Felipe Dana, recebeu o Prêmio Pulitzer 2023 da categoria de Fotografia, devido à sua cobertura da guerra ucraniana. O carioca fotografou o campo de batalha e mostra a violência da guerra. O Pulitzer é um dos maiores e mais importantes prêmios do Jornalismo em escala mundial.

Felipe atua desde 2009 na agência Associated Press (AP), e também já cobriu conflitos no Afeganistão, Faixa de Gaza, e a crise de oxigênio em Manaus, durante a pandemia da Covid-19. Sendo assim, o jornalista já esteve na mesma categoria como finalista nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2021. Este ano, dentre as 15 fotografias premiadas, três pertenciam a Felipe.

“É realmente um prêmio muito importante e é uma honra fazer parte do time da AP [Associated Press], mas, na verdade, acho que tem muito pouco para comemorar em relação ao que a gente está mostrando ali. São fotos da guerra da Ucrânia e fotos muito fortes. Infelizmente situações que têm se repetido desde o início da escalada”, contou à BandNews TV.

Continua após a publicidade

Sem dados oficiais, estimativas independentes dão conta de cerca de 100 mil ucranianos, entre civis e soldados, tenham morrido no conflito. Além disso, agências ocidentais estimam mais de 200 mil mortos na Rússia.

“Sobre a guerra da Ucrânia, são cenas horríveis, cenas de bombardeios, de civis feridos, enterros coletivos e, infelizmente, são cenas que têm se repetido muito desde o início da escalada do ano passado. As pessoas desesperadas tentando tirar as coisas de casa, um homem tirando itens de uma loja… Pode parecer, talvez, horrorosa – vamos dizer assim – muitas das foto. Mas a realidade do que, principalmente os civis estão vivendo ali, é bem pior”, relata.

Prêmio Pulitzer

Concedido pela Universidade de Columbia – Nova Iorque – o prêmio Pulitzer originou-se em 1917, em homenagem ao jornalista Joseph Pulitzer. Dessa forma, tornou-se uma das premiações mais importantes do mundo, agora com 22 categorias, incluindo reportagens e fotografias.

“Em vez de pensar na fotografia, na beleza ou na falta de beleza, no horror da fotografia, pensar no horror do ser humano, e o que a gente pode fazer para mudar isso. Se alguém tiver o poder de mudar, nem que seja um pouco dessas coisas, eu acho que já vale”, declarou Felipe.

Por fim, as fotos de Dana que ganharam o prêmio podem ser conferidas no site oficial do fotojornalista. Aqui vão algumas:

Leia também:

Veja Também