Quinta-feira, 28 de março de 2024

Jovem desaparecida há 6 anos é encontrada após aparecer em serie da Netflix

Kayla Unbehaun foi reconhecida enquanto passeava em um shopping no fim de semana

Postado em: 19-05-2023 às 17h42
Por: Ana Beatriz Santiago
Imagem Ilustrando a Notícia: Jovem desaparecida há 6 anos é encontrada após aparecer em serie da Netflix
Imagem: reprodução/Netflix

Após aparecer em um episódio da serie Mistérios Sem Solução, uma serie sobre os chamados cold cases – casos com pistas frias e sem atualizações a muito tempo, a jovem Kayla Unbehaun foi finalmente encontrada após estar desaparecida por 6 anos.

O 9º episódio da terceira temporada da serie é focado em sequestro parental, algo que vem se tornando comum nos Estados Unidos nos últimos anos. Os pais de Kayla, Ryan Iserka e Heather Unbehaun se separaram em 2017 quando a garota tinha apenas 9 anos de idade e por ter casado pela segunda vez o pai conseguiu a guarda integral da filha, sobrando a mãe apenas o direito de fazer visitas uma vez por semana.

Kayla foi passar o feriado de 4 de julho com a mãe em um acampamento em Wisconsin com a promessa de retornar no dia seguinte, o que nunca aconteceu. Ryan tentou entrar em contato com a filha mas não conseguiu então foi a policia, o celular da menina estava desligado e todas os perfis em redes sociais haviam sido deletados.

Continua após a publicidade

Heather havia marcado uma audiência judicial para tentar mais uma vez a guarda da filha no dia 7 do mesmo mês mas não compareceu, o que fez a polícia aponta-la como principal suspeita do sequestro e emitir um mandado de prisão, ficando foragida da justiça.

O pai de Kayla manteve seus esforços para encontrar a filha inclusive mantendo uma comunidade no Facebook chamada ‘Bring Kayla Home’ e, em novembro de 2022, o episódio de Mistérios Sem Solução foi ao ar, trazendo fotos da menina e uma reconstrução digital de como de como estaria o rosto da criança nos dias de hoje, o que foi fundamental para que ela fosse encontrada.

Neste sábado (13/5) Heather e Kayla passeavam em um shopping na cidade de Ashville na Carolina do Norte quando foram reconhecidas pelo dono de uma loja que assistiu o documentário e logo um funcionário entrou em contato com a policia que confirmou as identidades.

Kayla retornou a Illinois onde vive o pai, que emitiu uma declaração dizendo: “Estou muito feliz que Kayla esteja segura em casa. Quero agradecer ao Departamento de Polícia de South Elgin, ao Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas e a todas as agências policiais que ajudaram no caso dela. Também quero agradecer a todos os seguidores da página do Facebook ‘Bring Kayla Home’, que ajudaram a manter sua história viva e foram fundamentais para divulgar a causa. Pedimos privacidade enquanto nos conhecemos novamente e navegamos neste novo começo”

Já a mãe, Heather Unbehaun, foi presa por sequestro de criança mas pagou a fiança no valor de U$25 mil dólares pouco tempo depois, está sobre monitoramento eletrônico e não pode sair do estado de Illinois sem autorização judicial, além de uma ordem restritiva que a proíbe de chegar a menos de 300 metros da residencia onde moram Ryan e a filha.

Crimes Sem Solução ou Unsolved Mysteries é uma serie documental de crimes não solucionados e com pistas frias ou arquivadas, casos de desaparecimento, teorias da conspiração e fenômenos paranormais criada em 1987 pela NBC e passando por vários canais da TV norte-americana até ser adquirida pela Netflix em 2020.

Leia também:

Vira-lata ajuda perito criminal em investigações, em SP

Brasileiro ganha prêmio Pulitzer 2023 em cobertura da Guerra da Ucrânia

Homem processa hotel após acordar com gerente chupando seus dedos dos pés

Veja Também