5 filmes do gênero ‘coming of age’ para refletir sobre a chegada da vida adulta

5 filmes que retratam o amadurecimento durante a passagem de um momento da vida para outro

Postado em: 20-06-2023 às 16h34
Por: Ana Beatriz Santiago
Imagem Ilustrando a Notícia: 5 filmes do gênero ‘coming of age’ para refletir sobre a chegada da vida adulta
Imagem: Istock

Os filmes do gênero “coming of age” são filmes que retratam a transição de um determinado momento da vida para outro, é nesse momento que os personagens principais, geralmente jovens e cheios de energia, embarcam em jornadas de autodescoberta e crescimento.

Com muita sinceridade e uma dose de emoção, esses filmes nos levam a refletir sobre os altos e baixos da juventude. Afinal, quem não se lembra das alegrias e angústias que acompanham esse período? Os filmes de “coming of age” nos mostram como a amizade, o amor, a identidade e a busca por um propósito se entrelaçam nessa fase da vida. Prepare a pipoca, ajeite-se no sofá para conhecer 5 filmes do gênero que recomendamos:

Fora de Serie (2019)

Não recomendado para menores de 16 anos

Continua após a publicidade

Uma comédia divertida que segue as melhores amigas e alunas exemplares Amy (Kaitlyn Dever) e Molly (Beanie Feldstein). Quando descobrem que seus colegas festeiros também foram aprovados nas mesmas universidades, elas decidem aproveitar ao máximo os últimos momentos do ensino médio em uma noite de diversão. O objetivo é provar que podem ser as melhores em tudo, inclusive quando se trata de festas mas nem tudo sai como o planejado. Prepare-se para uma aventura hilária enquanto elas tentam recuperar o tempo perdido e desfrutar dos momentos finais do ensino médio.

Oitava serie (2018)

Não recomendado para menores de 16 anos

Kayla (Elsie Fisher) é uma menina de 13 anos que faz vídeos para a internet, onde se apresenta como uma garota popular e descolada, o que é muito diferente da sua realidade. Acompanhe a jornada de Kayla na última semana do ensino fundamental, enquanto ela se prepara para o ensino médio e tenta compreender melhor seus sentimentos.

As Vantagens de Ser Invisível (2012)

Não recomendado para menores de 14 anos

Baseado no publicado em 1999, que leva o mesmo título, “As Vantagens de Ser Invisível” conta a história de Charlie (Logan Lerman), um adolescente tentando se adaptar na nova escola. Ele se sente deslocado, mas acaba se encontrando após conhecer os veteranos Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson) e adentrar o círculo social deles. Toda a história é baseada em cartas que Charlie envia a um destinatário desconhecido.

Pequena Miss Sunshine (2006)

Não recomendado para menores de 14 anos

Uma família com problemas e diferenças individuais. Quando a filha mais nova, Olive (Abigail Breslin), é classificada para um concurso de beleza, toda a família embarca em uma viagem de três dias para levá-la até lá. A família inclui o avô viciado em drogas, o pai vendedor de um programa de autoajuda, a mãe fumante compulsiva, o tio que recentemente tentou suicídio e o irmão mais velho, que fez um voto de silêncio. Todos viajando em uma velha Kombi amarela.

Juno (2008)

Não recomendado para menores de 10 anos

Juno MacGuff (Elliot Page), uma adolescente de 16 anos que engravida acidentalmente de seu amigo Paulie Bleeker (Michael Cera). Inicialmente decidida a fazer um aborto, Juno muda de ideia e decide encontrar um casal para adotar seu bebê. Ela conhece Vanessa (Jenifer Garner) e Mark (Jason Bateman), um casal disposto a cuidar do bebê e oferecer suporte financeiro. Juno recusa o dinheiro, mas concorda que Vanessa e Mark fiquem com seu filho

Leia também:

5 livros de drama sobre crescer e se tornar adulto

5 comédias românticas para assistir no dia dos namorados

5 livros de romance para relaxar e tirar a cabeça dos problemas

Veja Também