Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Grande civilização antiga é encontrada na Amazônia equatoriana

Pesquisadores acreditassem que nas altitudes baixas da Amazônia, as pessoas viviam de forma nômade ou em pequenas populações

Postado em: 15-01-2024 às 11h58
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Grande civilização antiga é encontrada na Amazônia equatoriana
Pesquisadores acreditassem que nas altitudes baixas da Amazônia, as pessoas viviam de forma nômade ou em pequenas populações | Foto: Antoine Dorison e Stéphen Rostain

Após milhares de anos escondida pela vegetação, uma cidade antiga foi recentemente encontrada por arqueólogos na Amazônia equatoriana. Essa descoberta pode mudar tudo sobre o que a humanidade sabe sobre a história da Amazônia.

O sítio de mais de 1.000 quilômetros está localizado no vale Upano, no leste equatoriano. O local está conectado a uma rede de estradas e canais. A cidade histórica foi construída a cerca de 2.500 anos e fica próxima a um vulcão, que deixou o solo rico, porém ele também pode ter sido o que levou à destruição da civilização que vivia no local.

Foto: Antonie Dorison/ Stephen Rostain – BBC

Mesmo já tendo conhecimento de cidades antigas nas terras altas da América do Sul, os pesquisadores acreditam que nas altitudes baixas da Amazônia, as pessoas viviam de forma nômade ou em pequenas populações.     

Continua após a publicidade

Embora seja difícil estimar com exata precisão a quantidade de pessoas que viveram no local, os cientistas acreditam que a população está na casa de 10 mil, se não 100 mil pessoas.

Veja Também