Quem é José Mauro Ferreira Coelho, o novo indicado para a presidência da Petrobras

Governo também indicou Marcio Weber, que já é conselheiro da estatal, para assumir a presidência do Conselho de Administração após desistência de Landim e Pires

Postado em: 07-04-2022 às 12h49
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Quem é José Mauro Ferreira Coelho, o novo indicado para a presidência da Petrobras
Governo também indicou Marcio Weber, que já é conselheiro da estatal, para assumir a presidência do Conselho de Administração após desistência de Landim e Pires | Foto: Reprodução/OGlobo

Após Adriano Pires negar o cargo de presidência da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho foi o novo nome indicado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), nesta quarta-feira (6/4), para assumir o posto. A informação foi por meio de nota do MME, e ele foi secretário de Petróleo do próprio ministério e é uma pessoa de confiança do ministro Bento Albuquerque.

Coelho pediu demissão da pasta em outubro de 2021, onde atuou desde abril de 2020. Ele está à frente do Conselho de Administração da PPSA (Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural) desde maio de 2020 até o momento. Antes de entrar no Ministério de Minas e Energia, José Mauro Ferreira Coelho atuou por quase 13 anos na Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O MME também indicou o nome de Marcio Andrade Weber para a presidência do Conselho de Administração da estatal. Weber é engenheiro civil com especialização em Engenharia de Petróleo pela Petrobras, onde ingressou em 1976, tendo atuado por 16 anos na estatal.

Continua após a publicidade

Segundo a Petrobras, que confirmou o recebimento do ofício do Ministério das Minas e Energia com as indicações, Weber é um dos pioneiros no desenvolvimento da Bacia de Campos. Também atuou pela estatal no exterior. Atualmente, o engenheiro presta assessoria ao grupo PMI.

“O governo renova o seu compromisso de respeito a sólida governança da Petrobras, mantendo a observância dos preceitos normativos e legais que regem a Empresa”, disse o MME. José Mauro Ferreira Coelho chegou atuar com oficial da artilharia do Exército etnre 1983 e 1991.

Desistências

Em 28 de março, o Ministério de Minas e Energia havia indicado Adriano Pires para a presidência da Petrobras e de Rodolfo Landim para a presidência do Conselho de Administração.

No domingo (3), Rodolfo Landim, atual presidente do Flamengo, recusou a indicação para assumir a presidência do Conselho da estatal. No dia seguinte, Pires também informou que não iria aceitar a indicação para assumir a presidência no lugar do general Joaquim Silva e Luna.

O Ministério de Minas e Energia se manifestou afirmando entender as razões de Pires e desejou sucesso na vida profissional do economista. “(…) em decorrência de suas considerações consignadas na carta encaminhada a esta Pasta, compreendemos as razões que o motivaram a declinar da indicação à Presidência da Petrobras. Certo de podermos continuar contando com as suas oportunas contribuições, desejamos continuado sucesso em sua vida pessoal e profissional.”

Veja Também