Vendas pela internet na Black Friday de 2022 caíram 23%
Diferentes segmentos de produtos registraram reduzam nas vendas
As vendas feitas pela internet na Black Friday de 2022 caíram 23% em relação à mesma data de 2021, segundo levantamento feito pela NielsenIQ, em parceria com a Bexs Pay.
Já a comparação feita entre os 25 dias de promoções e ofertas anteriores à Black Friday apresentou estabilidade nas vendas. Isso porque a queda foi somente de 1% entre os períodos, o que consolida novembro como um mês atrativo para as compras.
“Ao considerarmos que a economia brasileira vive um momento desafiador e que em 2022 as lojas offline estão de volta, em peso, para competir com o e-commerce, é interessante perceber que a queda de -1% demonstra, na verdade, estabilidade. É como se o e-commerce, por ter uma força extra, se mantenha vivo e forte na data especial”, explica o Head de e-commerce da NielsenIQ, Marcelo Osanai.
Dois segmentos de produtos que tiveram crescimento nas vendas foram os Bebidas e Alimentos e de Esportes e Lazer. O ramo alimentício registrou alta de 13,8% nos 25 dias de novembro de 2022 em comparação com 2021, enquanto o esportivo Esportes marcou 8,3%.
Já quando comparados os dias específicos da Black Friday de ambos os anos, as quedas são mais significativas nos segmentos. Com a maior queda, calculada em 26,7% do faturamento bruto, ficou o grupo de Eletrônicos. Em seguida, Alimentos e Bebidas, com 22,1%; Casa e Decoração com baixa de 10,5%; e, por fim, Games, com a menor queda, em 0,7%.
Leia também: Black Friday: Procon identifica variação de preços de até 141% em Goiás