Dinheiro esquecido em bancos? Saiba como resgatar valores via Pix

O usuário deverá selecionar uma de suas chaves Pix se quiser solicitar o resgate de valores diretamente via SVR

Postado em: 05-03-2023 às 15h07
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Dinheiro esquecido em bancos? Saiba como resgatar valores via Pix
O usuário deverá selecionar uma de suas chaves Pix se quiser solicitar o resgate de valores diretamente via SVR | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Sistema de Valores a Receber (SRV), que permite o resgate de dinheiro esquecido em bancos e outras instituições financeiras, terá a opção de restituição dos valores por meio do Pix. O sistema será reaberto às 10h desta terça-feira (7)

O usuário deverá selecionar uma de suas chaves Pix se quiser solicitar o resgate de valores diretamente via SVR. Na versão anterior, muitos usuários não atendiam aos telefonemas nem respondiam às mensagens das instituições bancárias, com receio de golpes, esclarece o BC (Banco Central).

Dentre as outras novidades apresentadas pelo BC, também estão a consulta de valores de pessoas falecidas e uma sala de espera virtual, para o caso de haver várias consultas simultâneas que poderiam travar o acesso ao sistema.

Continua após a publicidade

Leia também: Consulta Sistema Valores a Receber: os cuidados para não ser vítima de falsos sites

A consulta para saber se tem valores a receber em bancos e outras instituições foi reaberta na terça-feira (28) por meio do site valoresareceber.bcb.gov.br.

De acordo com o BC, 38 milhões de CPFs e 2 milhões de empresas têm algum valor esquecido em contas à espera de resgate.

Como vai funcionar a sala de espera virtual?

Segundo o Banco Central, a sala de espera virtual do novo SRV vai funcionar de forma semelhante à compra de ingressos. Quando muitas pessoas quiserem entrar no sistema ao mesmo tempo, será criada uma fila, que substitui o agendamento usado no ano passado.

O sistema vai informar o número de pessoas na frente do usuário e a estimativa de tempo de espera. Sem fechar a página da fila virtual, o sistema vai informar quando chegar a vez do cidadão e ele terá até 5 minutos para fazer login com a conta gov.br.

Veja Também