Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Atlético joga as últimas esperanças

Rubro-negro precisa da vitória, hoje, contra o Botafogo, no Rio, para continuar na briga contra o rebaixamento à Série B

Postado em: 15-11-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Atlético joga as  últimas esperanças
Rubro-negro precisa da vitória, hoje, contra o Botafogo, no Rio, para continuar na briga contra o rebaixamento à Série B

Luiz Felipe

Continua após a publicidade

O Atlético está por um fio no Brasileirão. O time poderia ter sido rebaixado matematicamente na rodada passada, mas com o triunfo sobre o Sport e os empates de Coritiba e Vitória em seus respectivos jogos, o Dragão renovou as esperanças para o restante do campeonato. Hoje, a equipe visita o Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo, no Estádio Engenhão. O embate será disputado às 20 horas e é válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A.

O adversário desta noite não será fácil. O Brasileiro deste ano está sendo peculiar: aqueles que não estão disputando o título, disputam uma vaga no G7, que pode vir a se tornar G9, se Flamengo e Grêmio vencerem a Copa Sul-Americana e a Libertadores, respectivamente. Além disso, aqueles que não possuem pontuação suficiente para sonhar com a vaga na competição continental, brigam contra o rebaixamento. Alguns times, como o São Paulo, brigam tanto pela vaga na Libertadores quanto contra o fantasma do descenso.

Devido a essa mudança no campeonato, todas as equipes – com exceção do Cruzeiro, já garantido na Libertadores 2018 e sem chances de título e nem de ser rebaixado – almejam algo na Série A. O Botafogo, adversário do Atlético nesta rodada, briga intensamente pela vaga no G7, enquanto o Dragão tenta se desvencilhar da lanterna e do Z4.

Para tentar vencer a equipe carioca em seu território, o Atlético contará com a ajuda do atacante Diego Rosa. No começo do ano, a referência no ataque rubro-negro era Everaldo, que chegou a marcar 5 gols na Série A. Após a saída do centroavante para o Querétaro, do México, o desempenho atleticano caiu na linha de frente e só voltou a ter uma referência quando Walter engrenou boas atuações. Contudo, o atacante fez menos do que o esperado e acabou também por ser afastado. Agora, o contestado Diego Rosa surge como esperança, após marcar três vezes nas últimas duas rodadas, inclusive fazendo os dois gols na vitória contra o Sport, no último domingo.

Mesmo com o clima de esperança, a situação do Atlético é extremamente complicada. Se perder o jogo contra o Botafogo, será matematicamente rebaixado à Série B, caso o Vitória some ao menos um ponto contra o Flamengo. Se empatar, dependerá de tropeços de Vitória e Coritiba para seguir vivo. Se vencer, o Atlético não poderá ser matematicamente rebaixado nesta rodada. A quatro jogos do fim, o Dragão de fato precisa de um milagre para continuar na elite do futebol brasileiro no ano que vem.

O técnico João Paulo Sanches poderá contar com os retornos de titulares à equipe. O lateral Jonathan e o meia Luiz Fernando, destaque no segundo turno do Atlético, cumpriram suspensão e estão de volta ao time. Com a boa fase de Diego Rosa, o Atlético irá motivado para a partida de hoje. “ Todos os jogadores aqui são guerreiros e não vamos entregar jamais os pontos ou deixar de correr”, ressaltou o atacante rubro-negro.

Os próximos confrontos dos atleticanos são contra Botafogo (fora), Chapecoense (casa), Grêmio (fora) e Fluminense (casa). Destes quatro, dois também lutam contra o rebaixamento. Porém, no momento, o foco do Dragão está somente em tentar apagar o fogo do Bota.

Botafogo

De acordo com o matemático Tristão Garcia, criador do site Infobola, especializado em estatísticas futebolísticas, os cariocas possuem hoje 75% de chances de se classificar para a Libertadores. Por isso, o técnico Jair Ventura promete jogar com força máxima. A única dúvida fica por conta de Victor Luís, que sofreu uma entorse no tornozelo e pode ficar no banco. Caso isto aconteça, Gilvan assume a vaga. (Luiz Felipe é integrante do programa de estágio do jornal O Hoje) 

Veja Também