Jogo entre Goiás e Corinthians terá torcida única

O objetivo da medida, segundo o Ministério Público, é evitar atos de violência entre as torcidas organizadas dos dois times, que possuem histórico de grande rivalidade.

Postado em: 06-10-2022 às 17h46
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: Jogo entre Goiás e Corinthians terá torcida única
Por recomendação do Ministério Público, apenas a torcida esmeraldina assistirá à partida entre Goiás e Corinthians, na Serrinha | Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás EC

Atendendo a uma recomendação expedida pelo Grupo de Atuação Especial em Grandes Eventos do Futebol (GFUT), do Ministério Público de Goiás (MPGO), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu que a partida entre Goiás e Corinthians Paulista, pelo Campeonato Brasileiro, marcada para o dia 15 de outubro, às 19 horas, no Estádio Hailé Pinheiro, terá torcida única.

O objetivo da medida, segundo o Ministério Público, é evitar atos de violência entre as torcidas organizadas dos dois times, que possuem histórico de grande rivalidade. A recomendação também foi motivada em razão da estrutura física do Estádio Hailé Pinheiro, que não possui vias de acesso exclusivo e seguro para a torcida visitante.

O coordenador do GFUT, Diego Osório, e o membro do grupo, Borges Milanez, que assinaram o documento, lembraram que, no dia 19 de junho deste ano, quando as duas equipes se enfrentaram em São Paulo, em partida também válida pelo Brasileiro, a torcida “Força Jovem”, do Goiás, sofreu uma emboscada de integrantes das torcidas do time paulista. O resultado foi uma grande batalha campal na Marginal Tietê, com a utilização, inclusive, de fogos de artifícios, barras de ferro e de madeira. O confronto deixou um saldo de várias pessoas feridas e outras 17 detidas.

Continua após a publicidade

O episódio, como detalha a recomendação do Ministério Público, fez aumentar a animosidade entre os torcedores, tanto que o Batalhão Especializado de Policiamento de Eventos (Bepe) da Polícia Militar identificou, nas redes sociais ligadas à “Força Jovem”, conteúdo com ameaças às torcidas corintianas Gaviões da Fiel, Camisa 12 e Pavilhão 9.

Tendo em vista que o Estatuto de Defesa do Torcedor deixa claro que a prevenção da violência nos esportes é de responsabilidade do poder público, das confederações, federações, ligas, clubes, associações e entidades esportivas, e que é direito do torcedor a implementação de planos de ação referentes à segurança, transporte e contingências, o GFUT decidiu expedir a recomendação. A orientação foi prontamente acatada pela CBF em ofício enviado ao grupo pelo Diretor de Competições da Confederação, Julio Avellar.

Veja Também