Domínio rubro-negro no Futebol Goiano! Atlético-GO levanta oitavo troféu do Estadual em 17 anos

O Atlético-GO pode chamar o marceneiro para ampliar a sua galeria de troféus no Centro de Treinamentos do Urias Magalhães. Afinal, o

Postado em: 10-04-2023 às 15h32
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Domínio rubro-negro no Futebol Goiano! Atlético-GO levanta oitavo troféu do Estadual em 17 anos
Dragão é o segundo maior campeão estadual, com 17 títulos e abre vantagem sobre o Vila Nova (Foto: Ingryd Oliveira/ACG)

O Atlético-GO pode chamar o marceneiro para ampliar a sua galeria de troféus no Centro de Treinamentos do Urias Magalhães. Afinal, o Dragão conquistou o título do Campeonato Goiano pela 17ª vez ao vencer o Goiás nos pênaltis.

Desde seu retorno à Elite do Futebol Goiano, na temporada de 2006, o Atlético-GO foi finalista em 12 oportunidades, das quais ficou com o troféu 8 vezes (2007, 2010, 2011, 2014, 2019, 2020, 2022 e 2023) e acabou vice-campeão em somente 4 ocasiões (2006, 2009, 2012 e 2013).

Fato é que com mais um troféu, o Atlético-GO abre vantagem sobre o Vila Nova na lista de conquistas: agora, são 17 do Dragão contra 15 do Tigre. O maior campeão goiano, ainda, é o Goiás, com 28 títulos.

Continua após a publicidade

Artilheiro campeão

O gol marcado por Luiz Fernando contra o Goiás lhe rendeu a artilharia do Campeonato Goiano de 2023. O atacante do Atlético-GO terminou o Estadual com 10 gols, vencendo Nicolas, do Goiás, que marcou oito gols na competição. Antes dos dois jogos da final, os dois jogadores estavam empatados.

“Comecei na base aqui e hoje ser campeão estadual, título que nunca tive, dentro da casa do adversário, é um feito muito marcante para mim. A artilharia era um objetivo e Deus abençoou de eu ser artilheiro”, declarou o atacante que além dos 10 gols marcados em 17 partidas, também deu cinco assistências.

Vale destacar que o Campeonato Goiano volta a ter o artilheiro com dois dígitos na quantidade de gols após sete temporadas. Antes de Luiz Fernando, o último jogador a anotar 10 gols ou mais no Estadual havia sido Nonato, pelo Goianésia.

Além disso, Luiz Fernando entra para um grupo seleto de jogadores que tiveram a felicidade de ser campeão e artilheiro do Campeonato Goiano. Na história recente, Júnior Viçosa foi campeão e artilheiro (com 9 gols) em 2014, Marcão foi campeão e artilheiro (com 13 gols) em 2011, ambos vestindo a camisa do Atlético-GO. 

Missão dada e cumprida

O técnico Mozart, que chegou ao Atlético-GO no dia 11 de março e disputou apenas quatro jogos, vibrou bastante com o título de campeão goiano, o primeiro de sua carreira como treinador profissional. 

“Vinha buscando há alguns anos. O treinador jovem precisa de conquistas para se firmar no cenário. Essa conquista fortalece as convicções e o nosso trabalho. Somos merecedores desse título”, afirmou.

Mozart, também, fez uma análise da atuação do Atlético-GO diante do Goiás. Afinal, mesmo com um jogador a mais até os 24 minutos da etapa complementar, o Dragão sofreu com a pressão esmeraldina. 

“Nós sofremos muito no segundo tempo. Mesmo com um jogador a mais, nós baixamos a guarda. Estou muito feliz e um pouco frustrado em não ter vencido no tempo normal, esse era o grande objetivo. São episódios do jogo que a gente não controla. Mas o equilíbrio nos dois jogos aconteceu”,avaliou o treinador.

Foi sofrido e intenso

Após toda a dramaticidade dos 90 minutos e das penalidades, o presidente do Atlético-GO, Adson Batista, falou a respeito da conquista do bicampeonato estadual na casa do rival esmeraldino.

“Eu nunca tinha ganhado um título com tanto sofrimento. Foi demais, eu fiz promessa para pagar durante uns dez anos. Tudo que ganhamos até hoje foi com suor e muito trabalho. Esse título foi importante para nós. Vai nos dar tranquilidade no ano para buscarmos o acesso à Série A”.

Inclusive, pelo segundo ano consecutivo, o Atlético-GO venceu o Goiás e fez a festa pela conquista do Goianão jogando no Estádio Hailé Pinheiro. A diferença entre as edições de 2022 e 2023, foi que nesta temporada o troféu foi entregue na casa do arquirrival.

“É muito bom você ganhar títulos em qualquer lugar, mas ganhar na casa do adversário e superar estádio cheio é muito bom. O mais importante é que chegamos ao oitavo título (do Campeonato Goiano pelo Atlético-GO). Fica meu respeito ao Goiás. Futebol é dentro de campo”, declarou Adson Batista, que foi campeão estadual pelo Dragão nas temporadas de 2007, 2010, 2011, 2014, 2019, 2020, 2022 e 2023

Agenda

O Atlético-GO estreia na Série B do Campeonato Brasileiro no próximo sábado (15), às 17 horas, contra o Sampaio Corrêa, no Estádio Castelão, em São Luís (MA).

Veja Também