Lucas Di Grassi prevê muitas ultrapassagens em Portland: “Pista mais rápida do ano”

Lucas Di Grassi acredita que a imprevisibilidade da pista de Portland pode trazer boas oportunidades

Postado em: 23-06-2023 às 14h33
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Lucas Di Grassi prevê muitas ultrapassagens em Portland: “Pista mais rápida do ano”
Corrida única em solo americano abre reta final do Mundial de Fórmula E (Foto: Spacesuit Media / Lou Johnson)

Três semanas após uma passagem movimentada por Jacarta, a Fórmula E volta a acelerar, retornando aos Estados Unidos para a estreia do ePrix de Portland, a antepenúltima etapa da temporada 2023.

Depois de competir em Miami, Long Beach e Nova York nos Estados Unidos, chegou a vez do mundial de carros elétricos estrear na pista de Portland que, diferentemente das outras localidades, é um autódromo permanente em vez de um circuito de rua temporário.

O Portland International Raceway é um autódromo que tem história: trata-se de uma das pistas mais tradicionais do calendário da Fórmula Indy, tendo recebido provas desde 1984 até 2007 e, na fase mais recente, de 2018 até hoje. Lá, grandes pilotos brasileiros já triunfaram, como Emerson Fittipaldi (1989 e 1993), Gil de Ferran (1999 e 2000) e Cristiano da Matta (2002 e 2005).

Continua após a publicidade

“É uma pista que certamente traz boas lembranças para o fã brasileiro, com vários grandes nomes brilhando em outras categorias por lá. Porém, passado à parte, não será um desafio fácil. Portland será o traçado mais rápido da temporada, com retas muito longas e curvas de alta velocidade”, afirmou Lucas Di Grassi.

Em uma temporada desafiadora com a equipe Mahindra, Lucas Di Grassi acredita que a imprevisibilidade da pista de Portland pode trazer boas oportunidades.

“Será um pouco como uma versão extrema de Valência (Circuito Ricardo Tormo). Então, esperamos que a corrida tenha muitas ultrapassagens e mudanças na liderança. Acho que os pilotos também aproveitarão ao máximo o vácuo. É muito importante para nós correr novamente nos Estados Unidos e estou muito feliz por ir a Portland. Estou definitivamente ansioso pela corrida”, declarou.

Classificação

Depois da rodada dupla na Indonésia, apenas seis pontos separam os primeiros colocados no Mundial de Fórmula E. Pascal Wehrlein ganhou um novo fôlego na luta pelo título, reassumindo a liderança após uma sequência complicada. O piloto da Porsche tem 134 pontos. 

Na vice-liderança está o piloto Jake Dennis, da Avalanche Andretti, com 133 pontos. Em terceiro lugar, com 128, está Nick Cassidy, da Envision. Representando a equipe oficial da Jaguar Racing, Mitch Evans é o quarto, mas já mais distante, com 109 pontos, enquanto Jean-Éric Vergne, da DS Penske, fecha o top 5 com 97 tentos.

Os pilotos brasileiros seguem em um ano complicado. Lucas di Grassi, da Mahindra Racing, é o 16º colocado com 18 pontos, enquanto Sérgio Sette Câmara, da NIO 333 Racing, é o 19º colocado com 10 tentos.

Programação

As atividades de pista começam nesta sexta-feira (23), às 21h (horário de Brasília), com a realização do Treino Livre 1. Já no sábado (24), os carros voltam para a pista às 14h30 (horário de Brasília) para o Treino Livre 2 e às 16h40 (horário de Brasília) para a realização da Classificação que definirá o grid de largada da corrida.

A largada do ePrix de Portland, nos Estados Unidos, está prevista para às 21h  (horário de Brasília) de sábado.

Veja Também