Brasil perde para Letônia e está eliminado da Copa do Mundo de Basquete

Seleção brasileira jogará pré-olímpico em busca da vaga de Paris 2024

Postado em: 04-09-2023 às 22h50
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil perde para Letônia e está eliminado da Copa do Mundo de Basquete
O Mundial chega na fase de mata-mata com seis seleções europeias e duas americanas. (Foto: CBB)

A seleção brasileira está eliminada da Copa do Mundo masculina de basquete. Em confronto direto pela segunda fase, o Brasil perdeu para Letônia por 104 a 84, neste domingo (03), em Jacarta, Indonésia, e deu adeus ao tricampeonato. 

Mesmo após o jogo, a seleção verde e amarela esperava por um tropeço da seleção do Canadá, que jogou depois da seleção. Se o Canadá perdesse para Espanha, a seleção se classificaria para as Olimpíadas de Paris 2024, mas o Canadá ganhou e se classificou para as quartas de final. 

No mundial além da seleção campeã está classificada, mais oito se classificam de acordo com o continente, pela América duas vegas, que no momento são do Canadá e Estados Unidos. 

Continua após a publicidade

Agora a seleção comandada por Gustavo de Conti ainda tem chance de disputar as Olimpíadas, mas precisa se classificar em um torneio pré-olímpico  que será disputado no ano que vem.

O Brasil se despede da competição na quarta colocação do Grupo L com oito pontos, foram cinco jogos, três vitórias e duas derrotas.  Na primeira fase venceu a Costa do Marfim e o Irã, perdeu para Espanha e na segunda fase venceu o Canadá, um das seleções favoritas ao título, e perdeu para Letônia. 

O Jogo

Mesmo atrás do placar no primeiro e segundo quarto o Brasil não permitiu que a Letônia abrisse grande vantagem no placar.Foi uma partida de gato e rato, onde o Brasil a todo momento precisava buscar o placar, Lucas Dias entrou muito bem na partida e converteu boas cestas de três pontos para a seleção. 

Mas no início do terceiro período o jogo desmoronou para o Brasil, a Letônia não tirou o pé do acelerador e começou a abrir vantagem sobre os brasileiros. Com um jogo coletivo bem feito e um ótimo aproveitamento nos arremessos de três pontos, abriu vantagem e administrou até o fim. 

O maior pontuador da seleção brasileira foi Bruno Caboclo com 20 pontos e pelo lado da Letônia, Andrejs Grazulis com 24 pontos. Em rebotes o Brasil levou vantagem por 36 a 26, mas no aproveitamento nos arremessos de três pontos a seleção comandada por Gustavo de Conti converteu apenas sete de 24 tentativas, já a Letônia converteu 16 de 33.

Quartas de final 

Na segunda fase, as duas melhores equipes de cada grupo se classificaram para a fase dos mata-matas e os confrontos já estão definidos. Na terça (05) dois jogos acontecem, às 5h45, Lituânia e Sérvia disputam a vaga para semifinal e um pouco mais tarde, às 9h40 Itália e Estados Unidos se enfrentam. Na quarta (06) os dois últimos confrontos acontecem, Alemanha e Letônia, às 5h45, e jogando mais tarde, às 9h30, Canadá e Eslovênia.

Veja Também