Extreme E e FIA anunciam planos para o primeiro campeonato mundial de corrida off-road a hidrogênio

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) e a Extreme E assinaram um Memorando de Entendimento não vinculativo que estabelece um marco para

Postado em: 05-09-2023 às 13h13
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Extreme E e FIA anunciam planos para o primeiro campeonato mundial de corrida off-road a hidrogênio
Extreme H, campeonato de SUVs off-road movidos a hidrogênio, terá início em 2025 (Foto: Florent Gooden / DPPI)

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) e a Extreme E assinaram um Memorando de Entendimento não vinculativo que estabelece um marco para a criação do primeiro campeonato mundial de corridas off-road a hidrogênio.

O documento é o primeiro passo para que a série de hidrogênio, Extreme H, seja reconhecida como um campeonato da FIA desde a sua temporada inaugural em 2025, com a intenção de tornar-se um Campeonato Mundial da FIA a partir de 2026, caso cumpra os critérios exigidos pela Federação.

“Estabelecer junto com a FIA o primeiro campeonato mundial de corrida a hidrogênio será um marco importante para a Extreme E e para a nova série Extreme H. A possibilidade de credenciamento como Campeonato da FIA, e depois como Campeonato Mundial da FIA, significaria estar entre as categorias mais importantes do automobilismo, e o Extreme H seria o primeiro campeonato mundial de corridas desse tipo”, disse Alejandro Agag, fundador e CEO da Extreme E.

Continua após a publicidade

“O esporte é a plataforma mais poderosa e eficaz para impulsionar a inovação, e nosso compromisso em promover campeonatos automobilísticos sustentáveis, cheios de emoção e com uma pegada de carbono reduzida, é uma prova disso”, completou Alejandro Agag.

Além disso, o plano também prevê que a Extreme E, atualmente uma Série Internacional da FIA, seja reconhecida como Campeonato da FIA em 2024.

“Estamos entusiasmados por continuar a trabalhar com a Extreme E na sua jornada para se tornar um Campeonato Mundial da FIA. A utilização de fontes de energia sustentáveis no esporte motorizado é o principal objetivo da FIA e parte da nossa estratégia de longo prazo, e esta série é uma vitrine ideal para isso. O hidrogênio é uma parte importante desse mix e desenvolvemos um conjunto de regulamentos de segurança para veículos movidos a hidrogênio que faz parte do Código Esportivo Internacional da FIA”, afirmou Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA.

Importante destacar que a Extreme E foi a primeira categoria esportiva a ser criada com um propósito social, – e agora junto com a Extreme H, a partir de 2025 – visando minimizar o impacto ambiental ao mesmo tempo em que maximiza a conscientização.

O desenvolvimento da série Extreme H está em andamento, com planos avançados para lançar um carro protótipo ainda este ano, como parte dos preparativos para a primeira temporada em 2025.

Veja Também