A chegada da temporada do Araguaia

Como bons goianos, é hora de conhecer as melhores cidades para programar suas férias

Postado em: 04-07-2022 às 09h30
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: A chegada da temporada do Araguaia
Como bons goianos, é hora de conhecer as melhores cidades para programar suas férias | Foto: Rui Faquini/Banco de Imagens ANA

Primeira semana do mês de julho e que comecem os jogos da temporada Araguaia. Todo goiano que se preze já passou ou sonha em passar alguns dias aproveitando as belezas das praias que compõem o trajeto do Rio Araguaia. A maior atração deste período, ele passa pelo Centro-Oeste e Norte do País, desaguando no rio Tocantins. Cada lugar desse, multidões se apaixonam e se divertem à beira das águas que lavam a alma e revigoram para o próximo semestre. Seja para o agito das praias ou para a calmaria das pescas, lá você encontrará um lazer prazeroso.

Com 2.630 km de extensão, o Rio Araguaia atrai praticantes de pesca e também pessoas que buscam as praias de areias claras e águas doces, para se banharem e observam a flora e a fauna local (botos, tartarugas e uma variedade de pássaros podem ser avistados) passeando em pequenas embarcações. Pertence à bacia amazônica, nasce em Mineiros (GO), marca a divisa dos estados de Mato Grosso e Goiás, Mato Grosso e Tocantins e, ainda, Pará e Tocantins, desaguando no Rio Tocantins, na tríplice divisa de Tocantins, Pará e Maranhão.

O rio é muito importante para a economia dos estados pelos quais passa, ainda mais quando se trata do setor de turismo. Em Goiás, algumas cidades investem muito para receber turistas na Temporada do Araguaia que acontece, principalmente, em julho, época em que o rio está na altura certa para ser utilizado pelos banhistas. Mas pensando em aproveitar as férias para conhecer ou voltar saiba quais cidades oferecem as melhores estruturas e paisagens. Aruanã, Aragarças, Barra do Garças, Luis Alves e Nova Crixás são destaques desse roteiro.

Continua após a publicidade

Aruanã

A cidade, cartão postal de Goiás, talvez seja a mais conhecida para quem gosta de curtir o agito que o Rio Araguaia oferece. Dentre a programação, eles disponibilizam vista e localização privilegiada do rio e ainda shows em praça pública, ilhas com serviços personalizados às margens para o conforto dos banhistas, passeios de barco, de jet-ski e boias. A infraestrutura também é algo que chama a atenção, ela dispõe de hotéis e pousadas aconchegantes, bares e restaurantes. Conhecer a Aldeia Karajá, um dos locais mais ricos em termos de cultura, também é uma ótima opção para os turistas que visitam a cidade. A aldeia indígena mantém suas tradições, de modo que o visitante pode conhecer um pouco mais da língua mãe Yny ribè; além do artesanato local que foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil.

Aragarças

Sendo seu maior atrativo, Aragarças também é banhada pelas águas do majestoso Rio Araguaia, que percorre todas as terras do município e que pode ser vista pelas inúmeras praias da cidade. A praia mais frequentada é a Quarto Crescente, que foi palco de memoráveis shows e eventos culturais da cidade. Na alta temporada, são montadas dezenas de barracas para comer e beber, atrações turísticas são promovidas como caiaquismo, banana boat e passeios de barco, shows e festas e é possível acampar. Outro ponto turístico é a praia do Cipó, próximo ao Setor Santa Luzia e a do Orlei, na saída para Baliza. Há também em Aragarças um manancial de águas termais. Este está localizado em uma propriedade privada e, combina águas quentes com as belezas do Rio Araguaia.

Barra do Garças

Na cidade não faltam atividades: serras com dezenas de cachoeiras, praias, rios, águas termais, além de uma série de atividades especialmente desenvolvida para proporcionar ao turista uma excelente estadia. Um dos principais pontos turísticos da cidade é o Vale do Araguaia. Com turismo girando entorno do rio, o Porto do Baé, no Araguaia, com arquibancadas de concreto para eventos náuticos e lanchonetes também chama a atenção. Além do Parque de Águas Quentes, área de lazer com piscinas hidrotermais, toboágua, rio da preguiça, bar molhado, com temperaturas que variam de 31 a 43 graus com propriedades terapêuticas. O destino tem uma noite agitada. culturalmente rica, Barra do Garças é um dos lugares prediletos da juventude para curtir a temporada do Rio Araguaia nas férias escolares de julho.

Luis Alves Luiz Alves, localizada a 524 km da capital goiana, é um dos importantes pontos turísticos localizados na parte goiana do Araguaia. É considerada o paraíso do pescador esportivo, dado sua proximidade com os excelentes locais de pesca ao longo da ilha do Bananal, o acesso ao Lagoão, a barra do rio Crixás-açú e a região do Cristalino, atrativos dos quais está relativamente próxima. Possui boa infraestrutura com hotéis, pousadas e barcos-hotéis, bem como serviços de utilidade, tais como locação de canoas, guias de pesca (piloteiros) para colocar seus conhecimentos de pesca em prática. Na tradicionalmente temporada de Araguaia, com diversos eventos esportivos, camping, shows e outros atrativos, nas extensas e brancas praias que se formam no rio.

Veja Também