Crianças do Basileu França realizam exposição ‘Caminhos da Modernidade’

Exposição valoriza o desenvolvimento pedagógico desses artistas iniciantes

Postado em: 17-12-2022 às 13h00
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Crianças do Basileu França realizam exposição ‘Caminhos da Modernidade’
Exposição valoriza o desenvolvimento pedagógico desses artistas iniciantes. | Foto: Reprodução

A Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França, por meio do curso de Arte-Educação, promove a exposição ‘Nuances da arte: caminhos a partir da modernidade’. A mostra faz parte do projeto pedagógico de 2022 ‘Tupi ou Not Tupi? – Meu Brasil é Pindorama’, que aborda o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Para conferir, basta fazer o agendamento via e-mail: ([email protected]).

A exposição envolve cerca de 120 alunos da Arte-Educação. As produções são resultado dos processos das aulas de Artes Visuais ministradas pelas professoras Dábilla Elen, Julia Moreira e Maria Regina. Dentre as obras expostas serão apreciados objetos artísticos, fotografias, instalações, desenhos, pinturas em telas e outras técnicas mistas retratando as impressões a partir do olhar infantil.

“Levar uma exposição que contempla crianças de 5 a 9 anos para o público é fantástico, e valorizar o desenvolvimento e produção das crianças é fundamental. Todo o processo de se organizar uma exposição faz parte do desenvolvimento pedagógico desses artistas iniciantes”, explica a coordenadora de Arte-Educação, Helaine Paula e Souza.

Continua após a publicidade

Segundo a coordenadora, a expectativa é bastante positiva. “O envolvimento dos estudantes e suas famílias tem sido extraordinário. E o público, em geral, normalmente acolhe muito bem as nossas propostas. Sinto-me orgulhosa e realizada, pois conto com uma equipe que desenvolve um trabalho de excelência, além de contribuir para a divulgação e disseminação da arte de forma ampla”, finaliza.

A EFG em Artes de Goiás Basileu França é uma instituição ligada à Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). Desde 2021, a unidade é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás.

O Instituto contempla as áreas de: Arte Visuais, Dança, Música e Teatro e, posteriormente, Circo. Dessa forma, a instituição passou a ter como alvo a oferta de capacitação artística desde a iniciação, com crianças  a partir de  5 anos, até a formação superior. Esse Objetivo foi alcançado, conquistando destaque no cenário artístico nacional e internacional com o Balé do Teatro-Escola Basileu França, a Orquestra Sinfônica Jovem (OSJG), dentre outros grupos.

Contato com as artes 

Um rabisco, pode dizer muito sobre o que se passa na mente da criança. Para ela, tudo ali tem um significado, um contexto. É por meio das artes que  as sensações são exteriorizadas. Desse modo, quanto antes o contato dos pequeninos com esse mundo, mais vantajoso será para o crescimento e formação na infância. 

O ensino da arte propicia ao aluno a descoberta do ato criativo, a oportunidade de entrar em contato com sua imaginação e a possibilidade de expressar pensamentos e sentimentos através de manifestações artísticas. Desenvolve potencialidades, tais como a percepção, observação, imaginação, sensibilidade e afetividade, contribuindo também para a apreensão significativa dos outros conteúdos curriculares. 

Nesse sentido as crianças criam, experimentam, vivenciam o tempo todo, interagindo com a arte de forma implícita, portanto é importante a troca com o outro para que possa diferenciar e perceber características essenciais do processo de criação.

Veja Também