Militares são condenados por mortes de artista e catador; relembre o caso

Eles foram condenados por duplo homicídio e tentativa de homicídio.

Postado em: 15-10-2021 às 12h04
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Militares são condenados por mortes de artista e catador; relembre o caso
Eles foram condenados por duplo homicídio e tentativa de homicídio | Foto: Reprodução

Depois de mais de dois anos, o  Conselho Especial de Justiça Militar condenou, na última quarta-feira (13/10), por 12 votos a 3, oito militares pelas mortes do músico Evaldo Rosa dos Santos, e do catador de recicláveis Luciano. Evaldo e Luciano foram vítimas de ação de militares do 1º Batalhão de Infantaria Motorizada Escola, na Vila Militar, em Guadalupe, zona oeste do Rio de Janeiro, no dia 7 de abril de 2019.

Os oito militares foram condenados por dois homicídios qualificados e uma tentativa de homicídio qualificado, sendo eles o tenente Ítalo da Silva Nunes, o sargento Fábio Henrique Souza Braz da Silva, o cabo Leonardo Oliveira de Souza e os soldados Gabriel Christian Honorato, Matheus Sant’Anna, Marlon Conceição da Silva, João Lucas da Costa Gonçalo e Gabriel da Silva de Barros Lins. Apesar da condenação, os réus poderão recorrer em liberdade.

O carro do músico foi atingido por 62 tiros em uma ação em que os militares dispararam 257 vezes. Os militares estavam em busca de assaltantes que usavam um Ford Ka branco, mesmo modelo do carro de Evaldo. Além de Evaldo e Luciano, o sogro de Evaldo, Sérgio, ficou ferido, mas sobreviveu. A esposa de Evaldo, o filho do casal, um garotinho de 7 anos, e uma amiga adolescente também ocupavam o interior do veículo, mas não se feriram.

Continua após a publicidade

Outros quatro militares que estavam na ação acabaram absolvidos. Todos os 12 se livraram da acusação de omissão de socorro.

Veja Também