Quinta-feira, 28 de março de 2024

“Egoísmo e crueldade”: ativista goiana critica prefeito por fazer campanha contra alimentação de animais de rua

O prefeito de Duas Barras, no Rio de Janeiro, Fabrício Luiz Lima Ayres lançou uma campanha orientando a população a não dar

Postado em: 09-06-2022 às 17h00
Por: Ana Bárbara Quêtto
Imagem Ilustrando a Notícia: “Egoísmo e crueldade”: ativista goiana critica prefeito por fazer campanha contra alimentação de animais de rua
Em um comunicado, feito através do Instagram da prefeitura, o prefeito pediu desculpas e disse que sua "fala foi mal comprometida". | Foto: Reprodução.

O prefeito de Duas Barras, no Rio de Janeiro, Fabrício Luiz Lima Ayres lançou uma campanha orientando a população a não dar comida para animais de rua, durante uma palestra. O vídeo do discurso, ministrado em uma praça com a presença de crianças, está repercutindo na internet.

“Vamos fazer uma campanha: ‘Não alimente o cão de rua’, ‘não dê guarida ao cachorro de rua’. Assim, nós conseguiremos dizimar, acabar com essa visita tão indesejada”, diz o prefeito.

“Vocês têm que falar isso com o papai e com a mamãe em casa. Não alimente a proliferação de um dos vetores de doença da nossa cidade”, diz o prefeito no vídeo”, conclui.

Continua após a publicidade

Veja o vídeo:

Após viralizar nas redes sociais, a ativista pela causa animal Luisa Mell se pronunciou em seu Instagram, nesta quarta-feira (8/6). Os moradores também se manifestaram.

“Não houve nenhuma interpretação equivocada. O Sr prefeito foi claro quando solicitou que ninguém alimentasse. Lamentável”, relatou um morador de Duas Barras nas redes sociais.

“Não teve mal interpretação, não queria fazer as pessoas de palhaço. Suas palavras no vídeo é claras!”, escreveu outro morador.

Ativista fala sobre o caso

A ativista e advogada goiana, Leilamar Santana Leite afirma que os animais possuem o direito de existir.

“Não alimentar os animais em situação de rua além de representar egoísmo, crueldade, a omissão constitui ofensa à Constituição Federal”, conta a ativista.

“O Prefeito cometeu ato tipificado como crime, no artigo 286 do Código Penal, pois incita a prática de crime de maus tratos contra animais”, reforçou.

A Lei N.° 21.104, que institui o Código de Bem-Estar Animal, proíbe impedir o fornecimento de alimentação, água ou assistência aos animais.

Dada a importância que os animais comunitários exercem no conte social e o grau de vulnerabilidade em que vivem, é que se torna necessária uma alteração no Código de Bem-Estar Animal”, diz trecho da Lei.

Comunicado

Em um comunicado, feito através do Instagram da prefeitura, o prefeito pediu desculpas e disse que sua “fala foi mal comprometida”.

“Eu queria pedir uma certa recolocação nas palavras e desculpas se eu fui mal interpretado. Não quero falar que o cachorro não tem que ser alimentado. Eu alimento e cuido dele em casa, com minha família que faz isso muito bem. E amo os bichos de rua”, afirmou Fabrício Ayres.

Veja Também