Morre Gilson Dipp, ministro e ex-vice-presidente do STJ

Dipp atuou no STJ por mais de 16 anos. Nesse período, ocupou os cargos de presidente da Quinta Turma e de vice-presidente do tribunal e do Conselho da Justiça Federal (CJF)

Postado em: 29-11-2022 às 10h42
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Morre Gilson Dipp, ministro e ex-vice-presidente do STJ
Dipp atuou no STJ por mais de 16 anos. Nesse período, ocupou os cargos de presidente da Quinta Turma e de vice-presidente do tribunal e do Conselho da Justiça Federal (CJF) | Foto: Sergio Amaral/CJF

O ministro Gilson Langaro Dipp, magistrado e ex-vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), morreu na segunda-feira (28/11) aos 78 anos. A informação foi confirmada pela Corte.

Dipp atuou no STJ por mais de 16 anos. Nesse período, ocupou os cargos de presidente da Quinta Turma e de vice-presidente do tribunal e do Conselho da Justiça Federal (CJF). Também foi membro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2011 e 2013.

Dipp tomou posse no STJ em 29 de junho de 1998 e se aposentou em 25 de setembro de 2014. Nascido em Passo Fundo, na Região Norte do Rio Grande do Sul, se formou em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1968 e tomou posse como juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª Região em 1989, corte que presidiu entre 1993 e 1995.

Continua após a publicidade

Também foi professor de direito civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e integrante da Comissão da Verdade. Ele era casado e deixa três filhos.

Veja Também