Em clima de ‘UFC’, congresso do PSOL acaba em pancadaria
Disputa de cargos gerou desentendimentos | Foto: Reprodução
Por: Rondineli Alves de Brito

Neste domingo (1/10), a convenção nacional do Psol (Partido Socialismo e Liberdade) registrou confusão entre militantes, após um homem dar um soco em outro que estava no palco do evento. A origem da pancadaria e por desentendimento sobre a disputa de cargos na cúpula.
O homem que desferiu o soco durante a confusão foi identificado como Rafael e faz parte da Comissão Executiva do partido no Rio de Janeiro e estaria lotado no gabinete do deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ). A vítima foi o vereador de Porto Alegre (RS) Roberto Robaina.
A convenção elegeu neste domingo, após muitos desentendimentos, a historiadora Paula Coradi, da corrente Revolução Solidária, para presidente da legenda. Ela faz parte do grupo do pré-candidato a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos.
Durante o congresso, a corrente MES (Movimento Esquerda Socialista), que tinha com membros as deputadas Sâmia Bonfim (Psol-SP) e Fernanda Melchionna (Psol-RS), alegava que o grupo de Boulos tentava mudar o regimento para controlar os cargos de tesoureiro, que hoje é administrado pela corrente de Sâmia e Melchionna.
Após toda a confusão, os grupos conseguiram chegar a um acordo e deixar que a pluralidade de visões internas do partido fique em postos chave. Em nota, o Psol afirma que o incidente está sendo apurado internamente.