quarta-feira, 26 de agosto de 2026
Candidatura 2024

PSOL apostará em ex-candidatas majoritárias para alavancar chapa de vereadores em Goiânia

Presidente metropolitana do partido, Manu Jacob teve mais de 50 mil votos ao Senado em 2022

Francisco Costapor Francisco Costa em
Alguns nomes já se colocam como pré-candidatos | Foto: Reprodução
Alguns nomes já se colocam como pré-candidatos | Foto: Reprodução

O PSOL, que possui uma federação com a Rede, promete vir mais forte em 2024 para chegar à Câmara Municipal. Para isso, o partido deve ter à frente como puxadoras de votos nomes conhecidos, como da candidata ao senado em 2022, Manu Jacob, e da postulante ao Palácio das Esmeraldas no mesmo período, Cíntia Dias.

A própria Manu Jacob, que foi candidata à prefeita pelo partido em 2020 e é presidente metropolitana do PSOL, confirma que a federação já está em discussão – inclusive, com outras lideranças da esquerda. Ainda sobre Manu, no último pleito municipal ela terminou na 12ª colocação de 16 postulantes, com quase 5 mil votos.

Na Câmara Municipal, o partido não fez cadeira, mas teve um dos candidatos mais votados: o policial rodoviário federal Fabrício Rosa. Ele teve 4.299 votos, mas a chapa da legenda não alcançou o quociente eleitoral – o número de votos somados dos candidatos do partido para garantir uma cadeira na Casa.

Vale citar, Fabrício deixou a legenda e foi para o PT, se tornando o primeiro suplente de deputado estadual. Apesar disso, a presidente está otimista com a possibilidade de montar uma chapa mais forte e garantir uma cadeira no parlamento municipal.

E como mencionado, alguns nomes já se colocam como pré-candidatos. Todavia, as maiores forças devem vir das já conhecidas Manu e Cintia. Esta última foi candidata ao governo de Goiás no ano passado e terminou em quinto lugar na primeira disputa. Foram quase 20 mil votos, superando nomes como Edigar Diniz (Novo), Professora Helga (PCB), Professor Pantaleão (UP, ex-PSOL) e Vinícius Paixão (PCO). À frente, o vencedor em primeiro turno, Ronaldo Caiado (União Brasil), Gustavo Mendanha (Patriota), Major Vitor Hugo (PL) e Wolmir Amado (PT).

Já Manu, teve 51,7 mil votos para o Senado, terminando à frente de Leonardo Rizzo (Novo). Ao todo, nove nomes disputaram a Casa Alta do Congresso.

“Temos a federação com a Rede. Com toda certeza teremos chapa completa de vereadoras e vereadores em 2024. Nomes que trabalham em todas áreas e setores da cidade. Professores, sindicalistas, pessoas ligadas à cultura. Será uma chapa diversa e bem representativa”, garante.

Ainda segundo ela, a federação já trabalha para fazer um diagnóstico sobre os principais problemas da cidade. “Apresentaremos os problemas e as soluções no próximo período eleitoral”, antecipa Manu.

Apesar de não ter tradição em Goiás, que Manu admite ser um Estado conservador, o PSOL comumente apresenta um nome para disputar o paço da capital. Neste momento, ela não revela nenhum pré-candidato ao posto. Como já visto, os nomes mais conhecidos da sigla devem compor a chapa de vereadores.

Além do PSOL, outro partido de esquerda que deve se apresentar na disputa é o PT. A sigla tem como cotados a deputada federal Delegada Adriana Accorsi e o ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira. O PSB, no caso de Accorsi, deve compor. Outros partidos do espectro, como o PDT, ainda não colocaram nomes no tabuleiro. Siglas como PCB e PCO também devem apresentar nomes.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.