Papa Francisco aceita renúncia de bispo brasileiro após denúncias de assédio sexual; entenda

A informação foi publicada no boletim da Sala de Imprensa do Vaticano

Postado em: 03-11-2023 às 12h40
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Papa Francisco aceita renúncia de bispo brasileiro após denúncias de assédio sexual; entenda
A informação foi publicada no boletim da Sala de Imprensa do Vaticano | Foto: Divulgação

O pedido de renúncia feito pelo bispo de Catanduva (SP), Dom Valdir Mamede, foi aceito pelo papa Francisco na terça-feira (1º/11). A informação foi publicada no boletim da Sala de Imprensa do Vaticano.

“O Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Catanduva (Brasil) apresentada por S.E. Monsenhor Valdir Mamede”, diz o comunicado. Os motivos da renúncia não foram informados.

Embora o Vaticano não tenha divulgado informações oficiais, o jornal Gazeta do Interior apurou que Dom Valdir Mamede estaria ligado a denúncias de assédio moral e sexual contra padres e seminaristas, que foram ouvidos em processo interno conduzido pelo arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva.

Continua após a publicidade

Não houve investigação policial sobre o caso, mas no fim do inquérito, o bispo de Catanduva foi aconselhado a renunciar.

Mamede ainda teria determinado que padres das 34 paróquias da região pagassem, coletivamente, uma indenização de cerca de R$ 500 mil aplicada a um membro da igreja condenado por abuso sexual no ano de 2013, no município de Sales.

O processo canônico contra Mamede continua em andamento, onde poderá ser aplicada a demissão do Estado Clerical e ele pode até ser expulso da Igreja.

Dom Valdir Mamede ainda não se manifestou sobre o caso. O espaço para posicionamento segue aberto.

Veja Também