Livros de romance que você vai amar ler

Livros de romance que todo leitor romântico precisa ler

Postado em: 08-05-2023 às 18h24
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Livros de romance que você vai amar ler
Livros de romance que você vai amar ler | Foto: iStock

A lista de hoje vai especialmente para as pessoas românticas, que gostam de sentir a delícia de acompanhar uma boa história de romance através dos cenários apresentados nas páginas de um bom livro de romance.

Os livros de romance apresentam algumas características em comum, como protagonistas românticos, conflito, emoção, desenvolvimento dos personagens, foco no relacionamento e um final feliz.

1 – Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

livros de romance

Orgulho e preconceito é o livro mais famoso de Jane Austen e possui uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável.

Continua após a publicidade

Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo.

O livro pode ser considerado a obra-prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada. 

2 – Água para Elefantes, de Sara Gruen

livros de romance

O livro conta a história de Jacob Jankowski, um estudante de veterinária que, após a morte dos pais, se vê sem dinheiro e sem rumo na vida. Ele acaba se juntando a um circo itinerante na década de 1930 e passa a trabalhar como veterinário dos animais do circo, incluindo Rosie, uma elefanta aparentemente indomável.

Enquanto trabalha no circo, Jacob se apaixona pela esposa do treinador de animais, a bela Marlena, com quem começa um relacionamento secreto. No entanto, o temperamento violento do marido de Marlena e a crescente instabilidade emocional de Rosie ameaçam o bem-estar de todos no circo, levando a um desfecho dramático.

3 – Um dia, de David Nicholls

livros de romance

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.

Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas – vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.

Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

4 – Um Porto Seguro, de Nicholas Sparks

Livros de romance Nicholas sparks

Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo.

Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas… e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

5 – Simplesmente Acontece, de Cecelia Ahern

Simplesmente Acontece acompanha a história de dois amigos de infância, Alex e Rosie, que crescem juntos na Irlanda. A história é contada por meio de trocas de correspondências, e-mails e mensagens de texto entre os protagonistas ao longo de mais de dez anos.

Alex e Rosie têm uma forte amizade desde a infância e sempre estiveram lá um para o outro, mas a vida acaba os separando quando Alex se muda com sua família para os Estados Unidos. Mesmo com a distância, os dois continuam a se corresponder e compartilham as alegrias e tristezas da vida, enquanto enfrentam desafios amorosos e pessoais.

Ao longo dos anos, Alex e Rosie lidam com relacionamentos fracassados e oportunidades perdidas, enquanto tentam descobrir o que realmente querem da vida. À medida que a história avança, o leitor é levado em uma jornada emocionante e surpreendente, repleta de altos e baixos, culminando em um desfecho inesperado.

6 – Um Amor de Cinema, de Victoria Van Tiem

Neste irresistível romance, Kenzi Shaw, uma designer fanática por filmes, é lançada nas águas turbulentas do amor — ao estilo de Hollywood — quando seu lindo ex-namorado lhe propõe uma série de desafios relacionados a comédias românticas para reconquistar seu coração.

Que garota não gostaria de vivenciar a cena das compras de Uma linda mulher? É o desafio número dois da lista. Ou tentar fazer os passos de dança de Dirty dancing? É o número cinco. Uma lista, dez momentos românticos de filmes e várias aventuras depois, Kenzi se pergunta: ela deve se casar com o homem que sua família adora ou arriscar tudo por um amor de cinema?

7 – A Mulher do Viajante no Tempo, de Audrey Niffenegger

Quando se conhecem, Henry tem 28 anos e Clare, vinte. Ele é um moderno bibliotecário; ela, uma linda estudante de arte. Os dois se apaixonam, se casam e passam a perseguir os objetivos comuns à maioria dos casais: filhos, bons amigos, um trabalho gratificante. Mas o seu casamento nunca poderá ser normal. Henry sofre de um distúrbio genético raro e de tempos em tempos, seu relógio biológico dá uma guinada para frente ou para trás, e ele então é capaz de viajar no tempo, levado a momentos emocionalmente importantes de sua vida, no passado ou no futuro.

Os deslocamentos são imprevisíveis e Henry é incapaz de controlá-los. A cada viagem, ele tem uma idade diferente e precisa se readaptar mais uma vez à própria vida. E Clare, para quem o tempo passa normalmente, tem de aprender a conviver com a ausência de Henry e com o caráter inusitado de sua relação.

8 – Onde o Amor Se Esconde, de Veridiana Maenaka

Uma história ousada sobre as escolhas que fazemos e aquelas que não podemos fazer Na São Paulo do início do século XX, a jovem Glória sonha com o amor, ao contrário de sua amiga Marisa, cujo desejo é viver tão livremente quanto os homens.

Glória, de família tradicional, se casa com o homem escolhido por seu pai. Rico e ambicioso, porém emocionalmente distante, esse homem vê na esposa apenas uma prova de sua ascensão social. Incapaz de dar um herdeiro ao marido, Glória vive uma rotina de violência crescente, enquanto Marisa se casa com o pretendente que escolheu, um notório libertino.

A infelicidade de Glória a torna suscetível à sedução de outro homem, e eles têm um encontro avassalador, marcado pela descoberta sexual da jovem. Envolvida em uma trama de luxúria, Glória pode conhecer um prazer jamais imaginado, mas será essa a sua chance de viver um grande amor?

9- Dois a Dois, de Nicholas Sparks

Livros de romance Nicholas sparks

Com uma carreira bem-sucedida, uma linda esposa e uma adorável filha de 6 anos, Russell Green tem uma vida de dar inveja. Ele está tão certo de que essa paz reinará para sempre que não percebe quando a situação começa a sair dos trilhos.

Em questão de meses, Russ perde o emprego e a confiança da esposa, que se afasta dele e se vê obrigada a voltar a trabalhar. Precisando lutar para se adaptar a uma nova realidade, ele se desdobra para cuidar da filhinha, London, e começa a reinventar a vida profissional e afetiva – e a se abrir para antigas e novas emoções.

Lançando-se nesse universo desconhecido, Russ embarca com London numa jornada ao mesmo tempo assustadora e gratificante, que testará suas habilidades e seu equilíbrio emocional além do que ele poderia ter imaginado.

10 – Uma Curva no Tempo, de Dani Atkins

livros de romance

Uma Curva no Tempo acompanha a história de Rachel Wiltshire, uma jovem mulher que sofre um acidente de carro e acorda em um mundo completamente diferente do que conhecia.

Rachel tinha tudo: um emprego que amava, um noivo carinhoso e uma vida social agitada, mas após o acidente, ela descobre que perdeu tudo o que construiu nos últimos anos. Ela se vê em um mundo em que está casada com um antigo amor da adolescência, Matt, e tem uma vida que não se parece em nada com a que conhecia.

À medida que Rachel tenta se ajustar a essa nova realidade, ela começa a questionar o que realmente aconteceu e se a vida que ela acreditava ter levado era, na verdade, uma ilusão. Ela tenta descobrir se há uma maneira de voltar para a vida que conhecia antes do acidente e se ainda é possível reencontrar o amor que pensava ter perdido.

Leia também:

Veja Também