Conheça 4 livros para começar a ler Clarice Lispector

Conheça 4 obras que são pontos de partida para iniciar a leitura do universo literário de Clarice Lispector

Postado em: 07-07-2023 às 14h00
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça 4 livros para começar a ler Clarice Lispector
Clarice Lispector é representante da literatura intimista brasileira | Foto: Reprodução

Clarice Lispector é um dos principais nomes da literatura brasileira, sendo, atualmente, uma das autoras mais lidas pelo público brasileiro. Para além dos livros convencionais, Clarice Lispector é fenômeno nas redes sociais devido a trechos de suas obras e frases impactantes que são compartilhadas milhares de vezes, o que chama a atenção do público mais jovem para iniciar a leitura de seus livros e contos.

A autora é representante da literatura intimista brasileira, vertente que se preocupa em descrever o psicológico das personagens e retratar o cotidiano sob uma ótica subjetiva e única. Muitas vezes, a narração é feita em primeira pessoa, podendo até ocorrer a epifania, momento em que a personagem reconhece uma verdade sobre si ou sobre o mundo.

Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, em 1920, e migrou ao Brasil com dois anos de idade devido à Guerra Civil Russa. Passou a maior parte da vida no Rio de Janeiro, onde faleceu aos 56 anos, vítima de um câncer no ovário.

Continua após a publicidade

Veja agora 4 livros ideais para leitores iniciantes que desejam adentrar o universo das obras de Clarice Lispector:

1 – A Hora da Estrela (1977)

Este é um dos romances mais acessíveis de Clarice Lispector e é frequentemente recomendado como uma introdução à sua obra.

Último livro escrito por Clarice Lispector, A Hora da Estrela é também uma despedida. Lançada pouco antes de sua morte, a obra conta os momentos de criação do escritor Rodrigo S. M. (a própria Clarice) narrando a história de Macabéa, uma alagoana órfã, virgem e solitária, criada por uma tia tirana, que a leva para o Rio de Janeiro, onde trabalha como datilógrafa.

Em A Hora da Estrela, Clarice escreve sabendo que a morte está próxima e põe um pouco de si nas personagens Rodrigo e Macabéa. Ele, um escritor à espera da morte; ela, uma solitária que gosta de ouvir a Rádio Relógio e que passou a infância no Nordeste, como Clarice. A despedida de Clarice é uma obra instigante e inovadora.

2 – Laços de Família (1960)

Com treze contos, este livro reúne algumas das melhores histórias de Clarice Lispector. Cada conto é uma experiência única e apresenta diferentes personagens e situações. Neles, os personagens são sempre surpreendidos por uma modalidade perturbadora do insólito, no meio da banalidade de seus cotidianos. É uma ótima maneira de explorar a diversidade temática e estilística da autora.

3 – Perto do Coração Selvagem (1943)

Este é o romance de estreia de Clarice Lispector e um marco em sua carreira.

A história segue a vida de Joana, uma jovem que explora sua própria consciência e experiências emocionais enquanto busca encontrar seu lugar no mundo.

4 – Água Viva (1973)

Água viva é um desafio emocionante para quem lê ou relê Clarice Lispector. Traz uma linguagem que não se perde no tempo; ao contrário, é ricamente metafórica, em que coisas, ações e emoções do dia-a-dia se transformam em grandiosas digressões indagadoras sobre o sentido da existência e da vida.

Embora possa ser um pouco mais desafiador em termos de estilo, muitos leitores apreciam a beleza e a profundidade do texto.

Aproveite a jornada literária com Clarice Lispector e boas leituras!

Leia também:

Veja Também