Primeira aviadora negra dos Estados Unidos ganha homenagem em forma de boneca

Ela ficou conhecida na década de 1920 por ousadas acrobacias aéreas e até por andar nas asas de um avião

Postado em: 31-01-2023 às 11h13
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Primeira aviadora negra dos Estados Unidos ganha homenagem em forma de boneca
Ela ficou conhecida na década de 1920 por ousadas acrobacias aéreas e até por andar nas asas de um avião | Foto: Mattel/Wikimedia Commons

Primeira aviadora negra dos Estados Unidos, Bessie Coleman é a mais nova personalidade homenageada pela coleção “Barbie Mulheres Inspiradoras”, da Mattel. Ela ficou conhecida na década de 1920 por ousadas acrobacias aéreas e até por andar nas asas de um avião.

Coleman se primeira pessoa negra dos Estados Unidos a ter uma licença internacional de piloto e ganhou fama pela sua coragem. Vale lembrar que na época em que Coleman iniciou a carreira, a aviação ainda era incipiente e as aeronaves pouco seguras.

Para conseguir a certificação, ela precisou ir até a França, pois não havia treinamento e nem oportunidades para mulheres em seu país de origem.

Continua após a publicidade

A boneca foi batizada como “Brave Bessie” (algo como Corajosa Bessie, em tradução livre), que era o apelido atribuído a Coleman na época. Ela veste um uniforme verde-oliva, incluindo um boné com as iniciais do nome da piloto.

Leia também: Mulheres conquistam cada vez mais força no agronegócio brasileiro

Legado

A sobrinha-neta de Bessie, Gigi Coleman, ajudou a empresa a conceber a boneca. “Manter o legado de Bessie vivo sempre foi um trabalho de amor para minha família. Esperamos que através desta boneca mais pessoas descubram a história de Bessie e se inspirem.”

Coleman nasceu em 26 de janeiro de 1892 e viveu uma infância pobre em Atlanta, no Texas. Segundo a Associação de Mulheres Aviadoras do Brasil, Bessie se destacou como aluna, em especial nas disciplinas de matemática e leitura, mesmo sendo obrigada a andar mais de 6 quilômetros ao dia para poder estudar.

Ela ajudava a mãe a colher algodão, mas tinha o sonho de fazer faculdade. Quando soube que as mulheres tinham mais direitos na França, e podiam até pilotar aviões, juntou as economias e aprendeu francês para se mudar para o país.

Aos 29 anos, Coleman embarcou para a França e se matriculou em uma escola de aviação. Ela recebeu sua licença internacional de piloto em 15 de junho de 1921.

Quando voltou para os Estados Unidos, surpreendeu multidões com as acrobacias que lhe renderam o famoso apelido de “Brave Bessie”. Em 1922, se tornou a primeira mulher negra a encenar um voo público.

Ela percorreu o país dando cursos e fazendo apresentações, mas se recusava a voar para plateias segregadas. A piloto morreu em 1926, aos 34 anos, em um acidente de avião.

Veja Também