Parlamento aprova acordo com Canadá

O Parlamento europeu aprovou ontem (15), em Estrasburgo, o tratado de livre comércio entre União Europeia e Canadá (Ceta), abrindo caminho a

Postado em: 16-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

O Parlamento europeu aprovou ontem (15), em Estrasburgo, o tratado de livre comércio entre União Europeia e Canadá (Ceta), abrindo caminho a uma implementação provisória deste espaço de livre negociação, que envolve um mercado de 550 milhões de pessoas.

Após um debate de três horas marcado por uma série de críticas entre partidários e opositores, os eurodeputados aprovaram, por 408 votos a favor, 254 contra e 33 abstenções, o acordo conhecido como Ceta (acrônimo, em inglês, de Comprehensive Economic and Trade Agreement).

A União Europeia espera que este tratado comercial, negociado durante sete anos, se converta em um modelo de futuros acordos, como o negociado com o Mercosul, em um contexto de incerteza no comércio internacional, depois da chegada de Donald Trump à Casa Branca.

Continua após a publicidade

Trump anunciou, em janeiro, a saída dos Estados Unidos do Tratado Transpacífico de Cooperação Econômica e a intenção de renegociar o Tratado de Livre Comércio para América do Norte, por considerá-lo especialmente generoso com o México.

Críticas e protestos

A votação de ontem no Parlamento europeu foi marcada por protestos. Cerca de 700 opositores se manifestaram em Estrasburgo, segundo a polícia local, e dezenas de pessoas bloquearam a entrada principal ao Parlamento. 

Os adversários do Ceta consideram o acordo antidemocrático, excessivamente favorável às multinacionais e em nada preocupado com a ecologia e o meio ambiente. (Abr) 

Veja Também