Mundo ultrapassa marca de 4 milhões de vítimas da Covid-19, aponta OMS

Foram registrados 1 milhão de mortos em 81 dias; número 'subestima o total de vítimas', diz a organização.

Postado em: 07-07-2021 às 12h47
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Mundo ultrapassa marca de 4 milhões de vítimas da Covid-19, aponta OMS
Foram registrados 1 milhão de mortos em 81 dias; número 'subestima o total de vítimas', diz a organização | Foto: Reprodução

Puxados pela média móvel de óbitos do Brasil, o mundo ultrapassou a marca de 4 milhões de vítimas do novo coronavírus nesta quarta-feira (07/07), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número “subestima o total de vítimas”.

O marco ocorre apenas 81 dias após o planeta chegar à marca de 3 milhões de óbitos confirmados em decorrência da doença. O que representa um recorde óbitos registrados em pouco tempo. Porém, a média de óbitos caiu de 13,9 mil em abril para 7,8 mil em junho.

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, o mundo está em um ponto perigoso durante a pandemia. “O mundo está em um ponto perigoso nesta pandemia. Acabamos de ultrapassar a trágica marca de 4 milhões de mortes registradas de Covid-19, o que provavelmente subestima o número total de vítimas”, afirmou.

Continua após a publicidade

Brasil

Segundo dados da OMS, o Brasil é o pior país no controle da pandemia. Desde o último dia 20 de junho, o país possui a maior média diária de óbitos por Covid-19 no mundo (1.574). Atualmente, a média diária de óbitos do Brasil é maior que a da Índia (806) e Rússia (658) juntos, que são o segundo e terceiro país com maior média móvel de óbitos.

O país ainda se mantém em segundo em números absolutos de óbitos, 525 mil. Estando atrás apenas dos Estados Unidos, 605 mil. Este, no entanto, tem a média de 198 óbitos por dia, o que representa 12% dos óbitos registrados no Brasil.

Veja Também