Organização das Nações Unidas aprova proibição de armas nucleares

Votação histórica nas Nações Unidas prevê que países devem desenvolver e cumprir dispositivos

Postado em: 08-07-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Organização das Nações Unidas aprova proibição de armas nucleares
Votação histórica nas Nações Unidas prevê que países devem desenvolver e cumprir dispositivos

As Nações Unidas adotaram na última sexta-feira (7) o primeiro tratado legalmente vinculativo de proibição de armas nucleares. O documento foi aprovado com 122 votos a favor, uma abstenção (de Singapura) e um voto contra (da Holanda) e prevê que os países que o ratificaram “nunca sob nenhuma circunstância devem desenvolver, testar, produzir, fabricar, adquirir, possuir ou armazenar armas nucleares ou outros dispositivos explosivos nucleares”. A informação é da ONU News.

O documento também proíbe qualquer transferência ou uso desse tipo de armamento, além da ameaça do uso dessas armas. Antes da adoção, a presidente da conferência das Nações Unidas que negociou o tratado, Elayne Whyte Gomez, destacou o “momento histórico” pela conclusão positiva do primeiro acordo multilateral de desarmamento nuclear em mais de 20 anos.

Elayne, que também é embaixadora da Costa Rica junto à ONU em Genebra disse que essa norma legal era aguardada há 70 anos, desde o uso das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, no Japão, final da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945.

Continua após a publicidade

Um total de 141 países participaram nas três semanas de negociações do tratado, que preconiza uma proibição total de armas nucleares, liderados pela Áustria, Brasil, México, África do Sul e Nova Zelândia. Nenhum dos nove países do mundo que possuem armas nucleares – Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, Israel, China, Índia, Paquistão e Coreia do Norte – participou nas negociações. 

Agência Brasil 

Veja Também