Mulher recupera a visão após receber o primeiro implante de chip biônico; confira

O microchip captura as imagens visuais projetadas pelos óculos e as transmite ao computador, o que vai permitir o paciente enxergar

Postado em: 21-01-2022 às 11h31
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Mulher recupera a visão após receber o primeiro implante de chip biônico; confira
O microchip captura as imagens visuais projetadas pelos óculos e as transmite ao computador, o que vai permitir o paciente enxergar | Foto: Reprodução

Uma mulher de 88 anos de Londres se tornou a primeira paciente no Reino Unido a receber um implante ocular de chip biônico que ajuda a restaurar parcialmente a visão. O microchip captura as imagens visuais projetadas pelos óculos e as transmite ao computador. A paciente sofria de degeneração macular relacionada à idade seca (DMRI), e o implante oferece esperança de recuperação parcial da visão para quem tem atrofia geográfica (AG).

A cirurgia foi realizada no Moorfields Eye Hospital, na capital britânica, envolveu a inserção de um microchip de 2 milímetros de largura sob sua retina, enquanto um óculos especial contêm uma câmera conectada a um pequeno computador que vai lhe permite enxergar.

Esta doença é progressiva e atualmente não tem tratamento. Cerca de 12% das pessoas com mais de 80 anos sofrem de DMRI seca, enquanto a AG afeta 6,7% das pessoas com mais de 80 anos.

Continua após a publicidade

Depois de uma vida inteira de visão normal, a degeneração macular relacionada à idade fez com que ela perdesse a visão total de um olho. Segundo a BBC, a mulher afirmou estar feliz e com a perspectiva de desfrutar seus hobbies novamente. “Estou emocionada por ser a primeiro a ter este implante”, disse.

O cirurgião Mahi Muqit explicou que este dispositivo inovador oferece esperança de restaurar a visão de pessoas que sofrem de perda de visão devido à degeneração macular seca. “O sucesso desta operação e as evidências reunidas através deste ensaio clínico fornecerão as evidências para determinar o verdadeiro potencial deste tratamento”, disse ele.

Em novembro passado, outro paciente se tornou a primeira pessoa no mundo a ter um olho protético impresso em 3D no mesmo hospital.

Veja Também