Primeiro caso no mundo do vírus OZ é confirmado no Japão

Os órgãos de saúde japoneses acreditam que os carrapatos duros são os verdadeiros portadores da enfermidade

Postado em: 25-06-2023 às 10h50
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Primeiro caso no mundo do vírus OZ é confirmado no Japão
O vírus foi encontrado no país inicialmente em 2018 | Foto: Reprodução/Jerry Kirkhart/Wikimedia

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão revelou o resultado de uma investigação envolvendo a morte de uma mulher de 70 anos. Na ocasião, a vítima teria contraído uma doença infecciosa causada pelo vírus OZ no país, sendo assim o primeiro caso no mundo. Os órgãos de saúde japoneses acreditam que os carrapatos duros são os verdadeiros portadores da enfermidade.

Segundo informações divulgadas pela NHK World Japan, a mulher teria falecido devido uma miorcadite ou inflamação dos músculos cardíacos, na província de Ibaraki, localizada ao norte de Tóquio. Na época, ela teria comparecido em um hospital, se queixando de dores, febre e fadiga. Ao ser consultada, os médicos descobriram que um carrapato estava picando a parte superior da sua perna. A autópsia confirmou que ela havia sido infectada pelo vírus OZ.

O governo do Japão se pronunciou sobre o caso e afirma que não necessariamente todas as infecções são fatais, visto que foram realizados diversos testes de anticorpos em amostras de sangue no Japão, que apontaram a existência de pessoas que já foram infectadas pelo vírus.

Continua após a publicidade

O vírus foi encontrado no país inicialmente em 2018. Esse carrapato é duro e pode ser encontrado nas regiões de Tóquio. Não há informações concretas sobre como a doença é contraída. A recomendação é que quando as pessoas forem para áreas verdes, em que há uma grande possibilidade de encontrar carrapatos, utilizem blusas de manga longa e calças compridas.

Veja Também