Netanyahu afirma que manterá controle de segurança em Gaza por período “indeterminado”

Primeiro-ministro também voltou a repetir que Israel não permitirá um cessar-fogo geral até que todos os reféns sejam liberados pelo Hamas

Postado em: 07-11-2023 às 09h46
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Netanyahu afirma que manterá controle de segurança em Gaza por período “indeterminado”
Primeiro-ministro também voltou a repetir que Israel não permitirá um cessar-fogo geral até que todos os reféns sejam liberados pelo Hamas | Foto: Reprodução/Twitter

Nesta segunda-feira (6/11), em entrevista transmitida pela ABC News, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que terá “responsabilidade geral” pela segurança da Faixa de Gaza por um “período indefinido”, mesmo após a guerra terminar. 

Netanyahu frisou o que, nas palavras dele, acontece quando não se tem ‘responsabilidade’ em Gaza. “Vimos o que acontece quando não temos essa… responsabilidade pela segurança, o que temos é a erupção do terror do Hamas numa escala que não poderíamos imaginar”, afirmou o primeiro ministro. 

Na entrevista, Netanyahu também admitiu participação e responsabilidade pelo fiasco da defesa que permitiu ao Hamas cometer as suas atrocidades em 7 de Outubro. “Claro. Não é uma questão”, acrescentando que haveria tempo depois da guerra “para atribuir” essa responsabilidade.

Continua após a publicidade

Sem cessar-fogo

O primeiro-ministro também voltou a repetir que Israel não permitirá um cessar-fogo geral até que todos os reféns sejam liberados pelo Hamas, porém está aberto a pequenas pausas. “No que diz respeito a pequenas pausas táticas, uma hora aqui, uma hora ali, já as tivemos antes. Vamos verificar as circunstâncias para permitir a entrada de mercadorias, bens humanitários, ou nossos reféns, reféns individuais saírem. Mas não acho que haverá um cessar-fogo geral”.

As falas de Netanyahu seguiram-se a declarações de outras autoridades israelenses que disseram que Israel precisará manter uma presença militar dentro de Gaza .

O futuro pós-guerra da região ainda é uma questão aberta e incerta, à medida que as forças israelitas avançam mais profundamente no enclave no meio de uma campanha para eliminar o grupo terrorista Hamas, que governa a Faixa há mais de 15 anos.

Veja Também