Artista russa é condenada a 7 anos de prisão por pregar adesivos contra a guerra em prateleira de mercado
O protesto feito por Skochilenko foi substituir as etiquetas de preços em uma mercearia de São Petersburgo por pequenos pedaços de papel com mensagens contra a guerra na Ucrânia
Por: Ícaro Gonçalves

Uma artista russa chamada Alexandra Skochilenko foi condenada a 7 anos de prisão por fazer um protesto contra a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. De acordo com o serviço de imprensa do tribunal, Skochilenko foi considerada culpada de “divulgação pública de informações deliberadamente falsas sobre o uso das Forças Armadas da Federação Russa”.
Chama atenção, porém, a proporção da pena para o tamanho do crime. O protesto feito por Skochilenko foi substituir as etiquetas de preços em uma mercearia de São Petersburgo por pequenos pedaços de papel com mensagens contra a guerra na Ucrânia.
A artista se declarou inocente da acusação e de a defesa pedir a absolvição, o tribunal impôs uma pena de sete anos, informou o serviço de imprensa numa publicação no Telegram.
A artista também recebeu uma proibição de três anos de atividades relacionadas com a utilização de “redes eletrônicas ou de informação e telecomunicações”
Em sua última declaração no tribunal, na quinta-feira (16), Skochilenko questionou a percepção da ameaça representada pelas suas ações.
“Quão pouca fé tem o nosso procurador no nosso Estado e na sociedade se ele acredita que a nossa condição de Estado e segurança pública pode ser destruído por cinco pequenos pedaços de papel?”, disse.
Leia também: O que é o pó branco utilizado por atores para simular cocaína?