Tensão entre Coreia do Norte e Coreia do Sul aumenta após lançamento de satélite

Seul anunciou que retomará as operações de vigilância na fronteira

Postado em: 23-11-2023 às 08h49
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Tensão entre Coreia do Norte e Coreia do Sul aumenta após lançamento de satélite
Seul anunciou que retomará as operações de vigilância na fronteira | Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (22/11), a Coreia do Norte anunciou que rompeu acordo com a Coreia do Sul para reduzir as tensões militares. A quebra de tratado assinado em 2018 acontece um dia após o lançamento de um satélite militar norte-coreano, segundo a agência de notícias Yonhap.

“Nos retiraremos das medidas militares tomadas para prevenir tensões militares e incidentes em todas as áreas, como terra, mar e ar, e colocaremos forças fortemente armadas e equipamento militar avançado nas zonas fronteiriças”, afirmou o Ministério de Defesa norte-coreano.

Como resposta ao lançamento de um satélite espião, a Coreia do Sul indicou que o acordo havia sido parcialmente suspenso, e Seul anunciou que retomará as operações de vigilância na fronteira.

Continua após a publicidade

Segundo informações da agência de inteligência Sul Coreana, a  Coreia do Norte recebeu ajuda da Rússia para o lançamento do equipamento. Porém, segundo o exército sul-coreano, ainda é muito cedo  para dizer se o equipamento funciona. 

Os Estados Unidos e seus aliados condenaram o lançamento do satélite Mallingyong-1 e afirmaram que esse acontecimento é uma “violação descarada” das sanções da ONU.

O governo da Coreia do Norte afirmou que não se deixará ser detido pelo acordo com a Coreia do Sul e que Kim Jong-un já revisou imagens de bases militares americanas em Guam através do satélite em órbita. 

A Coreia do Sul acredita que o regime de Kim Jong-un pode lançar outros satélites no próximo ano e que testes nucleares ocorrerão em 2024.

Veja Também