O Quinto Movimento: ex-ministro Aldo Rebelo lança livro sobre Brasil no pós-pandemia

Para ex-ministro, povo precisa se unir para manter padrões da democracia | Foto: Divulgação

Postado em: 10-12-2021 às 15h41
Por: Fernanda Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: O Quinto Movimento: ex-ministro Aldo Rebelo lança livro sobre Brasil no pós-pandemia
Para ex-ministro, povo precisa se unir para manter padrões da democracia | Foto: Divulgação

O ex-ministro da Defesa, da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Esporte,  Aldo Rebelo, lança, nesta sexta-feira (10/12), às 19h30, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), seu livro “O Quinto Movimento”. O evento ocorre no Salão Nobre Henrique Santillo.

A obra literária de 252 páginas trata sobre o Quinto Movimento como iniciativa para retomar o Brasil pós-pandemia, após quatro grandes movimentos históricos. Estes movimentos, segundo Rebelo, seriam: o marco zero de 1500 até o Tratado de Madrid; a epopeia da Independência até a data magna do 7 de setembro de 1822; deste último ano até a abolição da escravidão; e, por último, a Proclamação da República até os dias atuais.

De acordo com o ex-ministro, o país vive um período de desorientação e imobilismo acerca de quais rumos tomar. “Neste livro, imprimi minhas opiniões, ideias e experiências. Não é um trabalho acadêmico, mas sim uma coletânea de ensaios, um roteiro de debates sobre o Brasil: a história, sua formação e discussões sobre o Quinto Movimento”, afirma. De acordo com Rebelo, este movimento seria uma união impreterível do povo por causas como a redução das desigualdades e a manutenção de certos padrões da democracia.

Continua após a publicidade

Sobre o autor

José Aldo Rebelo Figueiredo tem 65 anos e nasceu em Viçosa, no estado do Alagoas. Foi vereador na cidade de São Paulo e, posteriormente, eleito deputado federal por seis mandatos no estado de São Paulo, atuando como presidente da Câmara entre 2005 e 2007. Assumiu como Ministro do Esporte entre 2011 e 2015; ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação em 2015; depois, assumiu como Ministro da Defesa até 2016.

Veja Também