O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Câmara Municipal

Com cassação de chapa de vereadores do Cidadania em Goiânia, Marlon perde mandato

Ministro entendeu que candidata apenas preencheu cota e não participou da disputa efetivamente

Postado em 21 de outubro de 2022 por Francisco Costa

Felipe Cardoso e Francisco Costa

O vereador por Goiânia Marlon Teixeira, eleito pelo Cidadania em 2020, perderá o mandato com a decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ricardo Lewandokski. O magistrado cassou a chapa do partido por não cumprir a cota de gênero.

A decisão é de quinta-feira (20). Presidente do Cidadania em Goiás, Gilvane Felipe está reunido com a equipe jurídica neste momento para discutir o caso. Ele passará um posicionamento em breve.

Em relação a decisão, o ministro entendeu que “alguns fatos evidenciam que o pedido de registro de candidatura de Vanilda da Costa Madureira, conhecida por Nilda Madureira, foi apresentado apenas para preencher a cota de gênero e, com isso, possibilitar a participação do partido nas eleições proporcionais, sem ter o objetivo de disputar efetivamente o pleito”.

Assim, o magistrado entendeu: “Ante o exposto, e acolhendo o pronunciamento do Órgão ministerial, dou provimento ao recurso especial, com base no art. 36, § 7º, do RITSE, para – uma vez reconhecida a fraude à cota de gênero levada a efeito pelo Cidadania (…) o cargo de vereador no município de Goiânia, julgar procedente a ação de investigação judicial eleitoral e, por consequência: decretar a nulidade de todos os votos auferidos pela agremiação recorrida naquele pleito; determinar o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário; cassar os registros e, por consequência, os diplomas de todos os candidatos vinculados ao respectivo DRAP; e cominar a sanção de inelegibilidade (…) a Vanilda da Costa Madureira.”

Advogado do Podemos, Thiago Moraes foi quem entrou com o recurso. Ele estava em viagem e não pode comentar o caso no momento. Com a decisão, professor Márcio, que subiria com a derrubada da chapa do PRTB, também fica de fora.

O Jornal O Hoje procurou o vereador e a assessoria dele, mas não teve retorno.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também