O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 21 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Possibilidades

Ministério da Fazenda de Lula tem 11 cotados, inclusive goiano

Antes da eleição, ele já era ventilado, mas sempre negando que já tivesse ocorrido qualquer convite

Postado em 9 de novembro de 2022 por Francisco Costa

O Ministério da Fazenda do futuro governo Lula (PT) tem, pelo menos, 11 nomes que circulam como cotados. É a pasta com as maiores especulações.

Além disso, o ministério tem entre seus favoritos um goiano, o ex-ministro e ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles (União Brasil). Antes da eleição, ele já era ventilado, mas sempre negando que já tivesse ocorrido qualquer convite.

A verdade é que Lula não demonstra pressa para o anúncio. Ainda assim, existe um movimento de pressão em torno do presidente eleito.

Ainda em relação aos possíveis cotados para a Fazenda, são eles: Henrique Meirelles; o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP); o economista e ex-presidente do BNDES André Lara Resende; o ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT); o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT); o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB); o senador Jaques Wagner (PT-BA); o ex-governador do Acre Jorge Viana (PT); o ex-presidente do Banco Central Persio Arida; o governador da Bahia Rui Costa (PT); e o ex-governador do Piauí e senador eleito Wellington Dias (PT).

Ressalta-se, o próximo ministro terá a difícil tarefa de controlar a inflação e trazer confiança aos investidores. A favor de Meirelles pesa a credibilidade de seu nome junto ao mercado e ao establishment econômico, a relação pessoal que o ex-ministro tem com Lula e a necessidade de uma guinada ao centro.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também