Ministério da Fazenda de Lula tem 11 cotados, inclusive goiano
Antes da eleição, ele já era ventilado, mas sempre negando que já tivesse ocorrido qualquer convite
O Ministério da Fazenda do futuro governo Lula (PT) tem, pelo menos, 11 nomes que circulam como cotados. É a pasta com as maiores especulações.
Além disso, o ministério tem entre seus favoritos um goiano, o ex-ministro e ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles (União Brasil). Antes da eleição, ele já era ventilado, mas sempre negando que já tivesse ocorrido qualquer convite.
A verdade é que Lula não demonstra pressa para o anúncio. Ainda assim, existe um movimento de pressão em torno do presidente eleito.
Ainda em relação aos possíveis cotados para a Fazenda, são eles: Henrique Meirelles; o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP); o economista e ex-presidente do BNDES André Lara Resende; o ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT); o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT); o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB); o senador Jaques Wagner (PT-BA); o ex-governador do Acre Jorge Viana (PT); o ex-presidente do Banco Central Persio Arida; o governador da Bahia Rui Costa (PT); e o ex-governador do Piauí e senador eleito Wellington Dias (PT).
Ressalta-se, o próximo ministro terá a difícil tarefa de controlar a inflação e trazer confiança aos investidores. A favor de Meirelles pesa a credibilidade de seu nome junto ao mercado e ao establishment econômico, a relação pessoal que o ex-ministro tem com Lula e a necessidade de uma guinada ao centro.