PGR muda de posição e defende derrubada do Orçamento Secreto

As emendas do relator foram reconhecidas como inconstitucionais pelo STF

Postado em: 19-12-2022 às 17h09
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: PGR muda de posição e defende derrubada do Orçamento Secreto
As emendas do relator foram reconhecidas como inconstitucionais pelo STF. | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O procurador-geral da República, Augusto Aras, mudou de posição e o Ministério Público Federal passou a apoiar a derrubada do Orçamento Secreto. As emendas do relator foram reconhecidas como inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (19/12).

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (19), ao término da conclusão do julgamento no STF. Por 6 votos a 5, a Corte classificou de irregular o uso das emendas de relator para criar ou ampliar despesas. “Há nos autos a manifestação do procurador-geral da República em sentido contrário ao voto de vossa excelência”, disse Aras.

“Contudo, após o caminho ser trilhado com todos os acréscimos trazidos nos debates, especialmente com os fatos novos e com o direito novo posto no Congresso, e com todos os acréscimos aqui declinados, parece-me relevante registrar que o Ministério Público Federal, na sessão de sustentação oral, acompanhou V.Exa., alterando sua posição inicial.”

Continua após a publicidade

Aras pediu a presidente do STF, Rosa Weber, que constasse na ata do julgamento a mudança de posição da PGR.

Veja Também