Pelo menos 65 delegações estrangeiras virão para posse de Lula
Entre os presentes, estarão chefes de governo, vice-presidentes, chanceleres e mais
Até o momento, 65 delegações estrangeiras confirmaram presença na posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O evento ocorre em 1º de janeiro, em Brasília.
Entre os presentes, estarão chefes de governo, vice-presidentes, chanceleres e mais. De acordo com o embaixador Fernando Igreja, que é o responsável pela cerimonial da posse, trata-se do maior evento com autoridades internacionais no País desde os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
Chefes de Estados e de Governo que confirmaram foram 30. Além disso, representantes de quase todos os países da América do Sul estarão na posse. Também participam autoridades da América Central, África e Oriente Médio.
Em relação a chefes de Estado, são 19 confirmados: o rei da Espanha e os presidentes de Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiné Bissau, Honduras, Paraguai, Peru, Portugal, Suriname, Timor Leste, Togo e Uruguai.
Já os chefes de governo virão: da República de Guiné, Mali, Marrocos e São Vicente e Granadinas. Vice-primeiros-ministros que estarão presentes são do Azerbaijão e da Ucrânia.
Há, ainda, a primeira-dama do México e os vice-presidentes da China, Cuba, El Salvador e Panamá. E os chefes de Poderes da Rússia, Argélia, Irã, República Dominicana, Moçambique, Jamaica, Guiné Equatorial e Sérvia. Chanceleres da Turquia, Costa Rica, Palestina, Guatemala, Gabão, Zimbábue, Haiti, Nicarágua, África do Sul, Camarões e Arábia Saudita.
De acordo com o embaixador brasileiro, outros 16 países como Estados Unidos, Reino Unido e Japão, mandarão enviados especiais. O mesmo deve ocorrer pela Organização das Nações Unidas (ONU) e União Europeia (UE), dentre outras delegações estrangeiras. As informações são do Poder360.
Posse de Lula
Em relação as solenidades para a posse: de 13h45 às 14h30 ocorre a chegada dos Chefes de Estado e de Governo e de autoridades e convidados. Até às 14h30, também chegam Lula e Alckmin na Catedral Metropolitana de Brasília. Depois, eles saem em cortejo rumo ao Congresso Nacional, onde serão recebidos pelos presidentes Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Às 15h começa a sessão solene de posse. 15h40 o presidente e o vice vão para a sala de audiências da presidência do Senado. Às 16h, eles vão para a área externo do Palácio e, então, começam as honras militares e, em seguida, a dupla vai para o Palácio do Planalto.
Além disso, mais cedo, às 12h, começa o Festival do Futuro. O evento, que contará com uma série de apresentações artísticas, tem organização da equipe de transição com coordenação da primeira-dama Janja (Rosângela da Silva). Serão dois palcos na Esplanada dos Ministérios, mas também terá telões para o público para os artistas e as solenidades de posse.
Vale citar, os palcos terão o nome de Gal Costa e Elza Soares. Os artistas confirmados são: Margareth Menezes, Paulinho da Viola, Pabllo Vittar, BaianaSystem, Gabi Amarantos, Duda Beat, Martinho da Vila, Os Gilsons, Luedji Luna, Tereza Cristina, Fernanda Takai, Johnny Hooker, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Tulipa Ruiz, Maria Rita, Almério, Valesca Popozuda, Juliano Maderada, Paulo Miklos, Zélia Duncan, Thalma de Freitas, Francisco el Hombre, Jards Macalé, Geraldo Azevedo, Kleber Lucas e Leonardo Gonçalves.